Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospitais conseguem conter novos casos de Covid-19 entre funcionários e pacientes

Publicação:

Card Saúde
-

O último relatório semanal sobre a presença da Covid-19 nos hospitais administrados pelo Estado não apresentou nenhum novo caso positivo. Fazem parte do levantamento o Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Hospital Colônia Itapuã e o Hospital Sanatório Partenon.

De 10 a 16 de outubro, foram registrados oito casos suspeitos que demandaram a realização de testes, todos no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desses, apenas um funcionário ainda aguardava o resultado na segunda-feira (19/10). Os outros resultados deram negativo. Nos outros dois hospitais, como não havia nenhum suspeito de ter a doença entre pacientes e funcionários, não foi preciso realizar testes.

Do início da pandemia até o dia 2 de outubro, 72 pacientes e 120 servidores testaram positivo nas três instituições. Cinco pacientes no São Pedro e cinco no Hospital Colônia Itapuã morreram. Um plano de contingência foi elaborado em março de 2020 e diversas ações foram implementadas pela Secretaria da Saúde (SES) a fim de  frear a transmissão do vírus entre profissionais, pacientes e residentes.

Entre as ações estão a diminuição da circulação de pessoas, vigilância nos pontos de entrada, distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), condutas de isolamento, capacitação continuada das equipes, testagem, monitoramento e higienização dos espaços. Em cada um dos hospitais, a SES criou um espaço para fazer a triagem e assistência às pessoas que apresentaram sintomas ou foram confirmadas com Covid-19.

A diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Suelen Arduin, disse que "as direções administrativas e técnicas, além das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), contribuíram junto à SES neste processo, para obter estes resultados".

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul