Governador apresenta estratégias e resultados do programa RS Seguro no Congresso Nacional do Júri
Iniciativa foi tema de palestra para mais de 400 procuradores e promotores de justiça de todo o país
Publicação:

O governador Eduardo Leite realizou, nesta quinta-feira (20/3), uma palestra sobre o programa RS Seguro durante o Congresso Nacional do Júri: estratégias e desafios. O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e o diretor-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha, também participaram da apresentação, que ocorreu na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.
“Com o RS Seguro, reforçamos a inteligência, a integração e o investimento na segurança pública. As trocas de experiências no contexto do programa são fundamentais para agirmos rapidamente contra o crime organizado”, ressaltou Leite. “Muito importante também é a ação conjunta do governo estadual com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, compartilhando informações e atuando com foco nos líderes de organizações criminosas.”
O RS Seguro apresenta ações divididas nos eixos de combate ao crime; políticas sociais preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão; e melhorias no sistema prisional. O programa foi destacado por especialistas como referência nacional e internacional no combate à criminalidade em evento realizado no Palácio Piratini em 13 de março, comemorativo dos seis anos da iniciativa.

"Os números positivos da segurança pública no Estado são resultado do esforço de homens e mulheres das nossas vinculadas, bem como da parceria estabelecida com o Ministério Público do Rio Grande do Sul no enfrentamento de homicídios, latrocínios, roubo de veículos e roubo de pedestres", ressaltou Caron.
Durante a apresentação para mais de 400 procuradores e promotores de justiça de todo o país, Leite, Caron e Padilha focaram no eixo 1 do programa, voltado para o combate ao crime. As ações incluídas abrangem a repressão a homicídios, o enfrentamento do tráfico de drogas e do crime organizado e a modernização da perícia.
“A vida humana é tratada como prioridade absoluta pelo RS Seguro. Por isso, participar deste congresso, tanto para compartilhar ações estratégicas e exitosas do Estado quanto para conhecer outras experiências, é de suma importância”, disse Padilha.

Os representantes do governo gaúcho abordaram ainda a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), focadas na integração de regionais da Brigada Militar e da Polícia Civil. Outro ponto discutido foi a dissuasão focada, projeto que envolve governo estadual, Poder Judiciário e Ministério Público, e cujo foco são lideranças, mandantes e executores de grupos criminosos envolvidos com homicídios.
O congresso é organizado pelo Centro de Apoio Operacional do Júri (CaoJúri), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). O evento se encerra na sexta (21/3).
Texto: Elisângela Veiga/Ascom RS Seguro
Edição: Secom