Estado e instituições criam Grupo de Apoio em Transplantes

Card Saúde brasão
-

Para estimular a captação de órgãos no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES) vai reformular o incentivo do programa Assistir para a realização de transplantes. O anúncio foi feito pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, na tarde desta terça-feira (27/9) em evento alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.

A mudança é definida pela área técnica da secretaria para valorizar as notificações e captações de órgãos. Atualmente, o incentivo tem como critério os números de leitos de UTI de cada hospital.

No evento, foi assinada a portaria que cria o Grupo de Apoio em Transplantes (GAT). O objetivo do grupo, formado por representantes da Secretaria da Saúde, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul e Conselho Regional de Medicina (Cremers), é ampliar a captação e doações de órgãos no Rio Grande do Sul ao incentivar e mobilizar a sociedade para a política de transplantes.

Para 2023, a Secretaria da Saúde tem a meta de realizar 450 transplantes renais, 700 de córnea, 140 transplantes de fígado, 60 de pulmão e 20 de coração, marcando uma retomada na área.

Também foi anunciada a formação de um grupo na SES, com a colaboração das demais instituições, para ações de educação e informação à população visando estimular a doação de órgãos. “Nós acreditamos que a informação pode ajudar os familiares em um momento sensível”, disse Arita.

Além da secretária da Saúde, participaram do evento Joel de Andrade, coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina; Roberto Manfro, chefe do Serviço de Transplantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; José J. Camargo, diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer; Gisele Müler Monteiro, coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do MPRS; e o desembargador Carlos Eduardo Richinitti, do Tribunal de Justiça (TJ-RS).

Texto: Ascom SES