Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado dá início a inspeções para prevenir incêndios em portos

Auditorias serão realizadas nos complexos de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas

Publicação:

Porto Rio Grande 06
Ação avalia condições de armazenamento e movimentação de produtos perigosos nas instalações públicas e privadas de portos no RS - Foto: Divulgação Portos RS

CORREÇÃO: o porto de Cachoeira do Sul não integra os portos públicos do Estado, como informado até as 10h30 de 7/8; a informação está corrigida abaixo

A tragédia causada pela explosão na zona portuária de Beirute, no Líbano, fez o governo do Rio Grande do Sul iniciar uma auditoria nos portos públicos do Estado. As inspeções são realizadas nos complexos de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas.

A determinação do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, é de que sejam avaliadas as condições de armazenamento e movimentação de produtos perigosos nas instalações públicas e privadas.

"Precisamos nos certificar de que materiais líquidos, sólidos e inflamáveis estão sendo acomodados e transportados com toda a segurança", afirma o titular da pasta. "É fundamental estabelecermos ações preventivas e de fiscalização, para não darmos margem a acidentes como o de Beirute", acrescenta Costella.

A auditoria, sob responsabilidade da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, apura, ainda, a situação das licenças e autorizações ambientais para o transporte e manejo das cargas.

De acordo com o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, a substância química que possivelmente causou a explosão na capital do Líbano recebe atenção especial nas vistorias. "Já iniciamos o levantamento de todos os nossos terminais, principalmente quanto à utilização de nitrato de amônio e às condições de armazenagem do produto", acrescenta. "As empresas estão respondendo muito bem à inspeção e esperamos concluir o relatório em sete dias."

A auditoria irá conferir, também, a validade dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) dos complexos portuários.

Texto: Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/Ascom Selt
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul