Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Embaixador da Tunísia, Mohamed Soltani discute parcerias com o governador

Publicação:

PORTO ALGRE, RS, BRASIL, 18.09.2019. O governador \nEduardo Leite, recebe visita oficial do embaixador da Tunísia no Brasil, Mohamed H. Soltani, na tarde desta quarta-feira (18/09). Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.
“Somos parecidos em muitos aspectos e creio que podemos fazer bons negócios”, afirmou o embaixador Mohamed Hedi Soltani - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Em sua primeira passagem pelo Rio Grande do Sul, o embaixador da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani, fez uma visita oficial, nesta quarta-feira (18/9), no Palácio Piratini, ao governador Eduardo Leite para tratar sobre possíveis parcerias com o Estado. O diplomata estava acompanhado pelo cônsul-geral honorário da Tunísia na Região Sul do Brasil, Heinz Huyer, e pelo adjunto consular, Tomás Huyer.

Com a mesma população do Rio Grande do Sul – 11 milhões de habitantes – e praticamente metade da área, a nação do norte da África se destaca por ser uma democracia no mundo árabe e, assim como o RS, também tem a agricultura boa parte da sua base econômica.

“Somos parecidos em muitos aspectos e creio que podemos fazer bons negócios”, afirmou Soltani. O governador concordou e, além de apresentar o Estado e as ações que o governo está tomando pró-business, colocou à disposição dos visitantes a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representada no encontro pelo adjunto Rubens Bender. “Temos muitas oportunidades de negócios e contem conosco para fazer essa sinergia”, afirmou Leite.

A Tunísia importa soja, café e açúcar e exporta, para o Brasil, azeite de oliva e fertilizantes. Com a visita ao RS, o embaixador busca expandir as relações comerciais com o Estado. Nesse sentido, também tem na agenda encontros com dirigentes de Farsul, Federasul e Fiergs.

PORTO ALGRE, RS, BRASIL, 18.09.2019. O governador \nEduardo Leite, recebe visita oficial do embaixador da Tunísia no Brasil, Mohamed H. Soltani, na tarde desta quarta-feira (18/09). Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.
BM recebeu diplomata com honras militares na chegada ao Piratini - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Com praias e desertos exuberantes e cidades de arquitetura islâmica, o país também quer ampliar o turismo. A Tunísia recebe cerca de 10 milhões de estrangeiros por ano – mas poucos são do Brasil. Soltani destacou que brasileiros não precisam de visto para permanência de até 90 dias.

O embaixador ainda visitará a PUCRS e a UFRGS em busca de parcerias nas áreas de inovação e conhecimento.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul