Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em São Paulo, Leite participa de talk show do Infra Brazil GRI 2021

Governadores Claudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES) e João Doria (SP) também estiveram presentes

Publicação:

51616457863 1bec5ca921 k
"Nos Estados, estamos procurando fazer, com concessões e privatizações, a modernização das nossas economias", disse Leite - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em São Paulo na noite desta quinta-feira (21/10), o governador Eduardo Leite foi um dos chefes de Executivo a participar de um talk show do Infra Brazil GRI 2021. O tema da apresentação dos governadores foi a agenda de desestatizações e concessões em curso nos Estados. Além do governador gaúcho, participaram os governadores Claudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES) e João Doria (SP).

“Estamos vendo um derretimento da economia, do real em frente ao dólar, da irresponsabilidade fiscal que se apresenta por parte do governo federal. Mas, paralelamente a isso, nós, nos Estados, estamos procurando fazer, por meio de concessões e de privatizações, a modernização das nossas economias, viabilizando investimentos privados, principalmente na área de infraestrutura”, afirmou Leite.

O governador fez um resumo da trajetória de modernização do Estado até aqui. “O RS tem um dos portfólios que é um dos maiores do país nessa frente. Já privatizamos nossas companhias de energia, tanto a distribuidora como a transmissora, teremos nesta sexta-feira (22/10) a privatização da companhia de gás, e estamos com perspectiva de lançar o edital para a companhia geradora de energia até o final do ano. Além disso, estamos em processo de privatização da nossa companhia de saneamento, além de editais para concessão de mais de mil quilômetros de rodovias do RS, o que vai gerar bilhões de investimentos em infraestrutura, e consequentemente em curto prazo, muitos empregos e, também, em longo prazo, como efeitos indiretos, mais emprego e renda”, destacou.

No hotsite https://parcerias.rs.gov.br/inicial, é possível conferir a cartela completa de oportunidades de investimentos no RS, bem como os processos de venda que já foram concluídos.

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) passou oficialmente a ser administrada pelo Grupo Equatorial em julho deste ano. A CPFL Energia venceu o leilão de privatização do controle da Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T) em julho em 2021. A proposta ofertada foi de R$ 2,67 bilhões. Nesta sexta-feira (22/10), em São Paulo, ocorre o leilão de privatização do controle da Companhia de Gás do Estado Rio Grande do Sul (Sulgás).

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul