Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Educação ambiental em recursos hídricos é tema de webinar na Semana Estadual da Água

Publicação:

Webinar  semana da água
Bate-papo foi intermediado pelo gerente de projeto da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Renel Prospere - Foto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema

Educação Ambiental e a Mobilização Social em Recursos Hídricos foi o tema do webinar promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) na manhã desta quarta-feira (30/9). O evento integra a programação da 27ª Semana Interamericana e da 20ª Semana Estadual da Água e busca fomentar a educação ambiental como vetor para a proteção dos recursos hídricos.

O bate-papo foi intermediado pelo gerente de projeto da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Renel Prospere, e contou com a apresentação da especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, e a participação da diretora adjunta do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema, Patrícia Cardoso, e da presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, Adelaide Ramos.

Os conceitos, diretrizes e atuação da ANA na promoção da educação ambiental foram apresentados por Renata, que destacou a Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) 98/2009 como um dos principais instrumentos para aprender e discutir o assunto.

“Esta é uma resolução educativa, que apresenta possibilidades e diretrizes para se trabalhar com a educação ambiental em diferentes setores, mobilizando a sociedade e abrindo portas para o diálogo”, ressaltou Renata.

Os participantes debateram sobre as políticas nacionais para a educação ambiental, as ações do Rio Grande do Sul e a importância dos comitês de bacias hidrográficas nesse contexto.

O diálogo foi abordado por Patrícia como um importante caminho para a construção de modelos efetivos na preservação e qualidade das águas. “Por meio da troca de ideias e experiências, principalmente com os Comitês de Bacias, nós enxergamos a necessidade de repensar os modelos de participação pública e o acesso aos sistemas do órgão regulador. O novo modelo da Divisão de Outorga é resultado desta troca, atualmente temos trabalhado de forma mais pedagógica e moderna”, explicou a diretora adjunta.

Representando os 25 Comitês de Bacias do RS, Adelaide apresentou o trabalho realizado pelos grupos e o importante papel de integração entre as entidades na busca pela construção coletiva de uma consciência de preservação. “Somente com atuação conjunta e responsabilidade pessoal será possível conquistar uma gestão eficiente das águas”, disse.

Para conhecer os comitês, clique aqui.

É possível rever as discussões do webinar acessando a página da Sema no Facebook.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul