Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 29 de julho

Publicação:

Coronavírus enfrentamento card
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na quarta-feira (29/7).

Prevalência de coronavírus dobra no intervalo de um mês no Estado

A pesquisa que rastreia a Covid-19 na população gaúcha mostra que a prevalência do coronavírus dobrou no intervalo de um mês no Rio Grande do Sul. Os números da sexta etapa do estudo, divulgados nesta quarta-feira (29/7) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em transmissão ao vivo em redes sociais, apontam que há um infectado a cada 104 habitantes. Os dados estimam que mais de 108 mil pessoas (de 78.774 a 146.196, pela margem de erro da pesquisa) já adquiriram anticorpos para a doença na população gaúcha.

De acordo com o resultado dos testes aplicados nesta etapa, estima-se que haja 108.716 pessoas já com anticorpos no Estado, equivalente a 0,96% da população. Na rodada anterior, no final de junho, as projeções eram de 53.094 pessoas infectadas pelo vírus (0,47% da população).

Secretaria da Saúde busca exemplo chinês no combate ao novo coronavírus

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu virtualmente nesta quarta-feira (29/7) com líderes comunitários, políticos e gestores de saúde da província de Hubei, na China, chamado “Estado irmão” do Rio Grande do Sul. O encontro tinha por objetivo a troca de experiências no combate ao coronavírus. “Queremos ouvir como foi que eles passaram por essa situação. Eles já viveram o que agora estamos vivendo no Rio Grande do Sul”, apontou a secretária.

“A província de Hubei, e mais especificamente a capital Wuhan, têm bons exemplos a nos ensinar, considerando o resultado positivo no controle da disseminação do vírus. Toda ajuda é bem-vinda.” Em Wuhan, a pandemia do novo coronavírus surgiu e começou a partir do final de 2019. Entre as medidas tomadas na cidade, estão fechamento das fronteiras, isolamento social e reforço de todas as medidas de higiene, com uso constante de máscaras de proteção.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul