Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confiança para combater a pandemia

Publicação:

Eduardo Leite foto para artigo
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Arquivo
Por Eduardo Leite

Embora menos potente que o vírus, a perda de confiança está entre os mais dramáticos efeitos nocivos produzidos pela Covid-19. A incerteza gerada pela doença amedronta as pessoas, que temem perder as suas vidas e a de seus familiares, e vai além: amplifica as consequências econômicas decorrentes da suspensão de atividades, na medida em que prolonga a dúvida a respeito da segurança de qualquer retomada.

A economia não funciona à força, pois está ancorada em fundamentos comportamentais. Tanto o investidor quanto o consumidor movem-se a partir de expectativas e são, portanto, sensíveis a fatores como risco, insegurança e falta de previsibilidade. Não basta uma convocação coletiva para colocar os agentes econômicos a operar novamente nos mesmos parâmetros anteriores ao da pandemia.

A doença, que é desconhecida, por si só já espalha doses de irracionalidade a todos os âmbitos da vida da nossa população. O papel dos governos, diante de tanta dúvida e volatilidade, deve ser o de oferecer um eixo de ação coerente sobre o que está acontecendo, sem bravatas. Como agentes públicos, temos o dever de levar a sério a complexidade do cenário e injetar ponderação, sobriedade e maturidade em nossas atitudes.

Até aqui, o governo federal tem agido com dubiedade. Ao mesmo tempo em que coloca em prática decisões determinantes para o enfrentamento da Covid-19 – principalmente no tocante ao financiamento das ações de saúde e na promessa de ajuda financeira imediata aos entes federados –, anima, por outro lado, discursos dispersivos e promove instabilidades no Ministério da Saúde. Os sinais confusos tumultuam o presente e inflam a insegurança em relação ao futuro.

Qualquer falta de nitidez em políticas governamentais de enfrentamento de epidemias gera um efeito ainda mais grave: a perda de confiança na própria capacidade dos governos. Se as pessoas não observarem a atuação de um governo de forma clara, não adianta dizer à população para que saia de casa e volte a consumir; não adianta convocar a economia para que se reative, porque não haverá clareza a respeito da possibilidade de se voltar a viver uma vida normal.

No Rio Grande do Sul, implementamos um modelo de enfrentamento que chamamos de Distanciamento Controlado. Estamos vivendo os primeiros momentos de operação e ainda não é possível garantir a sua eficácia, apesar dos resultados promissores que conquistamos na administração da doença até aqui. É um modelo que carrega no seu DNA a virtude da ponderação científica, da construção coletiva e da aplicação colaborativa – ou seja, uma injeção de bom senso e racionalidade em um momento em que o caos e o colapso rondam nossas vidas.

A partir dele, sustentamos a abertura econômica controlada nos últimos dias, por regiões, com bandeiras que indicam o grau de risco. Temos uma metodologia conhecida e avaliamos os dados semanalmente. O modelo só foi possível depois de estruturarmos um amplo sistema de monitoramento de dados e de termos ampliado a rede hospitalar gaúcha.

De um lado, a convicção das informações. De outro, a segurança de uma rede de atendimento monitorada diariamente. A combinação destes dois fatores gera a confiança e a credibilidade que as pessoas precisam para voltar à normalidade.

Governador do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul