Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuvas e temporais isolados predominam às vésperas do início do outono no Rio Grande do Sul

Publicação:

chuvasempre2
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de temporais com ventos e trovoadas entre o norte e o leste gaúcho - Foto: Arquivo / Palácio Piratini

O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que a semana começa com tempo bastante instável com a atuação de sistemas de baixa pressão. A chuva ocorre por todo o estado em forma de pancadas que podem ser eventualmente expressivas. Os meteorologistas alertam para a possibilidade de temporais com ventos e trovoadas entre o norte e o leste gaúcho.

Na terça-feira (19), a frente fria se afasta rapidamente devido ao avanço de uma massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante sul. Com isso, o sol volta a predominar e as temperaturas diminuem. A chuva persiste somente no leste por conta dos ventos úmidos que sopram do mar, mas ainda assim, são pancadas rápidas, isoladas e sem grande intensidade. Os ventos no litoral são moderados com rajadas que podem passar dos 50km/h.

Na quarta-feira (20), ainda haverá nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada no leste. Na maior parte do estado o tempo será firme e frio no início e no final do dia, gerando uma grande amplitude térmica, típica de outono, que começa oficialmente na quinta-feira (21).

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul