Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bombeiros convocam candidatos de concurso para etapas finais de ingresso de 121 novos soldados

Publicação:

51702183031 c5438d161b k
Tradicional banho com jatos de água de viaturas da corporação marcou encerramento de formatura de 101 soldados em 24/11 - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) convocou 182 candidatos do concurso público vigente para o preenchimento de 121 vagas do cargo de soldado. O edital com a relação dos chamados e os procedimentos para avaliação de saúde pela junta médica, bem como posterior entrega de documentação e exame toxicológico para a posse dos aprovados, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A junta médica de avaliação de saúde será realizada em 20 de dezembro, na Policlínica da Brigada Militar, no bairro Assunção, em Porto Alegre. O candidato deve comparecer no local com antecedência mínima de uma hora em relação ao horário indicado para seu nome no edital. Todos devem portar documento de identidade com foto, exames e laudos relacionados nos itens 8.2.6.1 e 8.2.6.2 do edital, e ata de saúde preenchida – este documento estará disponível para download no site do CBMRS (www.bombeiros.rs.gov.br) entre os dias 10 e 20 de dezembro.

Aqueles que forem considerados aptos e aprovados na avaliação médica, após os devidos prazos para recurso conforme descrito no edital, serão convocados em nova publicação no DOE à entrega da documentação para inclusão na tropa e apresentação do exame toxicológico. A data prevista para essa última etapa é 12 de janeiro de 2022.

A convocação para o preenchimento de 121 vagas ao cargo de soldado do CBMRS dá continuidade ao cronograma apresentado pelo governo do Estado em novembro de 2019. O calendário que prevê o chamamento gradual de aprovados nos concursos públicos vigentes para assegurar a reposição planejada de efetivo nas instituições de Segurança Pública, minimizando a defasagem por aposentadorias.

Ao final dos quatro anos da atual gestão, mais de 8 mil servidores terão sido incorporados na Brigada Militar (BM), Polícia Civil, CBMRS e Instituto-Geral de Perícias (IGP), vinculados à Secretaria da Segurança Pública (SSP), e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria da Justiça e dos Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS). Além disso, em 24/11 foi publicado novo edital para contratação de 4 mil novos soldados para a BM.

No mesmo dia, o CBMRS formou 101 novos soldados, em solenidade que marcou ainda a passagem do comando-geral da corporação, com saída para reserva do coronel César Eduardo Bonfanti, que passou a função ao até então subcomandante-geral, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. No mesmo ato, o segundo posto na hierarquia dos Bombeiros foi ocupado pelo coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da SSP.

No dia 18 de novembro, a BM formou 865 novos soldados durante cerimônia que também comemorou os 184 anos da corporação. Dois dias antes, a Polícia Civil deu início à formação superior de 260 candidatos aos cargos de escrivão e inspetor, etapa final do concurso para ingresso na carreira. Em setembro, a instituição formou 31 delegados e 247 agentes, entre inspetores e escrivães. Em junho, o IGP formou 31 novos servidores – seis peritos médicos-legistas, 10 peritos criminais e 15 técnicos em perícias.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Ascom SSP
Edição: Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul