Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Área de oncologia será priorizada na retomada integral dos serviços de saúde no Estado

Publicação:

Card Saúde
-

A Secretaria da Saúde (SES) está em diálogo com os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para priorizar os atendimentos de quem espera consultas especializadas em oncologia no Estado. Há demanda reprimida na área em consequência da pandemia da Covid-19.

“O diagnóstico e o tratamento dos diversos tipos de câncer foi uma preocupação da SES desde o início da pandemia, porque dois ou três meses podem fazer a diferença entre a cura ou o óbito”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na manhã desta quarta-feira (21/10), durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS.

No momento em que os índices de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) por causa da Covid-19 começam a diminuir, se discute a retomada integral dos serviços de saúde.

“Estamos articulando para que seja realizado um mutirão de consultas e o seguimento do tratamento com biópsias e procedimentos como radioterapia para darmos conta de atender todas as pessoas com suspeita de câncer no RS. Também estamos expandindo o projeto de telessaúde, para filtrar os casos mais graves e urgentes”, disse Arita.

reunião SES Assembleia
Secretaria Arita tratou da demanda reprimida em audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia - Foto: Divulgação / SES

Outra ação da SES é a atualização do Plano Estadual de Oncologia, que reúne dados epidemiológicos específicos de cada região do Estado, com o objetivo de ampliar a oferta dos serviços que são realmente necessários.

De acordo com o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, em nenhum momento houve suspensão dos atendimentos em oncologia, mas os reflexos foram inevitáveis: “Os pacientes muitas vezes não queriam comparecer ao hospital por proteção, deslocamentos do interior a Porto Alegre foram cancelados pelas prefeituras, equipes médicas estavam com atenção voltada aos pacientes mais graves da Covid-19”.

O deputado estadual Thiago Duarte parabenizou a equipe da SES pela transparência nos dados e pela agilidade no retorno dos questionamentos dos parlamentares. A deputada estadual Zilá Breitenbach elogiou a secretária Arita por realizar uma gestão com planejamento.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul