Programação especial celebrou os povos indígenas em Redentora

Realizadas na aldeia kaingang, atividades encerraram nesta sexta-feira (19)

Foto posada. Inúmeros indígenas, a maior parte deles com cocares e pinturas corporais, e a secretária da Cultura se reuniram para a foto no encerramento das atividades.
A Semana dos Povos Indígenas foi realizada na aldeia kaingang e terminou nesta sexta (19/4)) - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

A Semana dos Povos Indígenas do município de Redentora, na região Noroeste do Estado, terminou nesta sexta-feira (19/4) com a Festa de Comemoração do Dia dos Povos Indígenas. A programação contou com coinvestimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria da Cultura (Sedac). A titular da pasta, Beatriz Araujo, representou o governador Eduardo Leite no evento de encerramento.

Ao longo da semana, palestras e apresentações culturais fizeram parte da programação. No encerramento, realizado no Dia dos Povos Indígenas, houve uma visita guiada pela Aldeia Bananeira, ação de prevenção contra a dengue e reunião dançante com show de bandas regionais. Autoridades da região estiveram presentes.

Organizada pelo povo kaingang da Terra Indígena Guarita, no setor de Linha Bananeira, a Semana dos Povos Indígenas buscou divulgar, debater, expandir e conscientizar a sociedade sobre diversos aspectos da realidade dos povos originários, como terra, educação, saúde, auto-sustentação, história e diversidade cultural.

Efetuado por meio de edital do FAC, o investimento em Redentora foi de R$ 162,5 mil, incluindo os recursos da Sedac e a contrapartida da prefeitura local. Desse montante, R$ 100 mil foram aplicados na Semana dos Povos Indígenas. O valor restante foi para a programação do aniversário da cidade. Desde 2023, a Sedac destinou R$ 1,94 milhão, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para projetos parcial ou exclusivamente dedicados à temática indígena.

Beatriz falou do trabalho desenvolvido pela Sedac no apoio, na difusão e no fomento da cultura dos povos indígenas no Rio Grande do Sul. "As políticas culturais desenvolvidas pelo Estado promovem a valorização das culturas originárias, compreendendo para além da sua presença, a sua influência na formação cultural gaúcha. A celebração em Redentora é uma oportunidade de vivenciarmos um pouco das práticas culturais ancestrais dos povos kaingang e guarani, bem como uma amostra da diversidade que enriquece nossa cultura”, afirmou.

O Dia dos Povos Indígenas, comemorado anualmente em 19 de abril, foi estabelecido ainda durante o Estado Novo, em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas. Inicialmente chamada de Dia do Índio, a data teve sua nomenclatura alterada em 2022, para marcar a diversidade dos povos indígenas e combater os estereótipos e preconceitos relacionados à palavra índio.

Terra Indígena Guarita

Com extensão aproximada de 23,4 hectares, a terra indígena da Guarita abrange os municípios de Redentora, Tenente Portela e Erval Seco, e foi oficializada em 1918. Habitada por kaingangues e guaranis, a região recebeu a denominação Guarita em alusão ao rio  que delimita a reserva.

O território possui uma rica história, marcada pela interação com a sociedade não indígena e permeada por desafios. O local é simbólico para a preservação da terra, da cultura e dos direitos indígenas. Segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a reserva possui cerca de 6,4 mil habitantes e tem cerca de 71% de seu território com mata nativa preservada.

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom