Novos acessos asfálticos no RS

Por Juvir Costella

Recentemente, assinamos com o governador Eduardo Leite duas ordens de início das obras dos acessos municipais de Novo Tiradentes, na Região Norte, e Barão do Triunfo, na Região Metropolitana. Somente para essas duas iniciativas do governo do Estado, o investimento é superior a R$ 71 milhões.

Para entender melhor a importância dessas obras, relembramos o ano de 2019. No início da primeira gestão de Eduardo Leite, o Estado tinha 62 municípios sem acesso pavimentado.

Hoje, em 2024, avançamos muito e a situação é bem diferente: 17 obras foram concluídas, 23 estão em fase de execução, 11 devem ser iniciadas em breve e outras 11 estão em fase de projeto.

É inadmissível que, em pleno século 21, ainda tenhamos cidades gaúchas sem o seu acesso, pois a ligação efetiva entre municípios traz mais segurança aos usuários, e, sobretudo, muda a realidade dos municípios e atrai novos investimentos, gerando emprego e renda.

Neste contexto, a nossa meta de governo é clara: até 2026, ter 100% dos acessos prontos ou, no mínimo, 80% deles concluídos e os 20% restantes em obras.

Aliás, a alocação de recursos em novas obras evidencia o nosso compromisso de trazer mais dignidade às comunidades e, claro, atuar diretamente no fortalecimento e crescimento de todas as regiões gaúchas.

Esse conceito, portanto, está aplicado nos investimentos feitos até aqui. Nos últimos três anos, já foram destinados mais de R$ 2,5 bilhões para a melhoria das rodovias estaduais, quase sete vezes mais do que o Daer investiu, em média e anualmente, na última década.

Todos esses investimentos, é importante ressaltar, vêm sendo viabilizados pela capacidade do Estado de manter o equilíbrio fiscal das contas e feitos com recursos do caixa, sem a necessidade de recorrer a empréstimos ou financiamentos externos.

Seguimos comprometidos em trabalhar incansavelmente para vencer desafios e alcançar nossos objetivos: garantir um futuro melhor, próspero e com mais qualidade de vida para todos.

Secretário de Logística e Transportes