Gabriel Souza recebe reivindicações de mulheres do campo da região Centro-Serra

Carta integra mobilização do 30° Encontro Intermunicipal de Mulheres

Foto posada de Gabriel ao meio segurando e exibindo o documento, cercado, pelo lado e por trás, por várias mulheres e alguns homens. Todos estão de pé e sorriem para a câmera.
Entre os pontos do documento está a segurança da mulher, com implantação de serviços especializados de acolhimento - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governador em exercício Gabriel Souza recebeu, na tarde desta terça-feira (16/4), no Palácio Piratini, a carta de reivindicações do 30° Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro-Serra. A edição deste ano foi realizada em março em Estrela Velha. O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, acompanhou o encontro.

Entre os pontos do documento, estão a segurança da mulher, com a implantação de serviços especializados de acolhimento, bem como demandas de saúde, previdência social, agricultura e pecuária e infraestrutura.

“Nosso governo tem compromisso com as políticas de gênero e com as mulheres que trabalham no campo. Há uma série de ações com o mesmo objetivo das solicitações do grupo, como a ampliação das Salas das Margaridas [espaço de acolhimento nas delegacias voltado às mulheres vítimas de violência], assim como as casas de passagem para oferecer apoio. Vamos expandir o diálogo para avançar ainda mais nestes pontos”, garantiu Gabriel.

Foto da reunião numa sala do Palácio. Há uma grande mesa retangular de madeira, junto a onde se sentam várias pessoas, com Gabriel na cabeceira. Ao fundo, há outras pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando a conversa.
Governador em exercício reafirmou compromisso da gestão com as políticas de gênero e com as mulheres - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governador em exercício ainda citou o monitoramento das demandas de creches, que beneficiam mulheres que trabalham, por meio do Dashboard da Primeira Infância, coordenado pelo Gabinete do Vice-governador.

A presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha, Nelci Tereza da Silva, destacou o trabalho construído por representantes de dez municípios. “Nos reunimos todos os anos, e apontamos, na carta, nove pontos que são essenciais para apoiar a mulher do campo”, explicou.

“São pautas pertinentes, e temos atuado para oferecer serviços e o apoio necessário para as mulheres. Um exemplo são as entregas dos kits do Programa Mãe Gaúcha, que beneficiarão gestantes em vulnerabilidade social”, destacou Fantinel.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom