Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Proteção Especial contará com mapeamento virtual de saúde da população acolhida

Publicação:

Card2023 Desenvolvimento Social
-

Uma plataforma para mapear e constituir um banco de dados com atualização em tempo real sobre o quadro de saúde de pessoas acolhidas foi apresentada, nesta terça-feira (16/4), a enfermeiros e técnicos da Fundação de Proteção Especial (FPE). A iniciativa é resultado da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica junto ao Ministério Público e à Wide Mind Tecnologia da Informação Ltda. A FPE, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A técnica da empresa de tecnologia responsável pela elaboração do aplicativo, Luiza Pinheiro, foi recebida pela diretora-técnica da FPE, Vitiana Witti, para apresentar a plataforma aos profissionais da fundação. Segundo ela, o aplicativo utiliza protocolos médicos e Inteligência Artificial, salvando os dados de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e mapeando e antevendo eventuais problemas, além de auxiliar no fluxo de trabalho das entidades de atendimento, inclusive possível reintegração familiar ou colocação em família substituta. 

Serão avaliados e acompanhados, inicialmente, desenvolvimento infantil e escolar, vacinas, histórico de saúde, testes de sangue, oftalmologia e audiometria. O objetivo é detectar precocemente problemas relacionados à saúde das crianças e adolescentes contemplados.

Texto: Ascom FPE
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul