Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Catálogo da exposição A Imagem da Palavra é lançado em Montevidéu

Publicação:

O catálogo da exposição A imagem da Palavra - que está no espaço Subte, em Montevidéu - foi lançado na noite dessa quinta-feira (31) em meio a perfomances de artistas gaúchos e uruguaios. A mostra integra a programação da Semana da Cultura do Rio Grande
Catálogo da exposição A Imagem da Palavra é lançado em Montevidéu

O catálogo da exposição A imagem da Palavra - que está no espaço Subte, em Montevidéu - foi lançado na noite dessa quinta-feira (31) em meio a perfomances de artistas gaúchos e uruguaios. A mostra integra a programação da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e do diretor de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, Hugo Achugar.

Assis Brasil aproveitou a ocasião para destacar as características da América do Sul e sua importância cultural. A melhor maneira de nos encontrarmos é por meio da cultura, porque é uma linguagem universal e torna possível uma troca. Nós construímos o sul unidos na América do Sul através de nossas inteligências e nossas lideranças políticas, que se empenharam em construir aqui uma civilização a se opor a toda forma de colonialismo. Temos um modelo de ser todo nosso, e a arte e a cultura são imagem dessa construção, disse.

Hugo Achugar comemorou as constantes ações conjuntas realizadas entre os dois governos, especialmente a partir de 2011. Aqui, a palavra e a imagem dialogam como nós estamos dialogando. É o momento de abrirmos novos caminhos. Essa imagem poética da palavra é parte disso tudo. É na arte que a palavra se mostra. (Desejamos) Que possamos sempre criar espaços livres como o que estamos vivendo neste momento.

A noite iniciou com a performance de Rosane Morais e Laura Catani. Em seguida, os poetas gaúchos Esobar Nogueira e Paulo Seben, junto com os uruguaios Gabriel Richieri e Luiz Bravo, apresentaram uma perfomance poética.

Também estiveram presentes a diretora do Centro de Exposiciones Subte, Rosana Carrete, o diretor do Departamento Artístico e Cultural da Sedac, Manoel Henriqeu Paulo, a diretora do Instituto Estadual de Artes Visuais, Vera Pellin, o representante da Assessoria de Relações Exteriores do Estado, Ricardo Rabeno, e vários artistas e poetas que participaram da exposição.

A Imagem da Palavra
A exposição, organizada pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Instituto Estadual do Livro (IEL), permanece até o dia 10 de junho na sala M da Subte e reúne o trabalho de quinze artistas visuais contemporâneos, que criaram obras de arte a partir de textos de quinze poetas gaúchos. A curadoria é de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas).

A semana Cultural
A programação da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai segue nesta sexta-feira (1º) com o espetáculo musical Mitologia Africana, com Eduardo Branca, no Sacude, às 20h30. No sábado, às 13h, é a vez do grupo Terpsi de Dança mostrar seu trabalho na Praça Matriz. E às 20h30, na Sala Nelly Goitiño, Nico Nicolaiewsky e Hique Gomes apresentam o Tangos e Tragédias para o público uruguaio. A semana encerra no domingo, às 13h na Estação Góes com o Teatro UTA.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul