Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar lança em Capão da Canoa a 48ª Operação Golfinho

Publicação:

48ª Operação Golfinho
maior mobilização da BM para garantir a segurança da população residente e os turistas que se deslocam para balneários de mar e - Foto: Robson Alves?/ Ascom BM

O lançamento da 48º edição da Operação Golfinho da Brigada Militar ocorreu nesse sábado (16) em Capão da Canoa. A ação, que integra o Verão para Todos, iniciativa do governo do Estado, é a maior mobilização da Instituição para garantir a segurança da população residente e os turistas que se deslocam para balneários de mar e de água doce, no período do veraneio.

Nesses locais, haverá um reforço do policiamento ostensivo, com aporte de recursos humanos e materiais, para atender aos cidadãos. Policiais militares estarão a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, bicicletas, aeronaves e embarcações, em ações preventivas e repressivas.

Como já tem ocorrido nos últimos anos, serão utilizadas no Litoral Norete e Sul as Bases Móveis Comunitárias (BMCs), locais que já se tornaram referência de proximidade e atendimento aos cidadãos. Atendimento de ocorrências, encaminhamentos e orientações são alguns dos serviços executados pelos policiais militares das BMCs. 
 
A Plataforma de Observação Elevada também será empregada para apoiar as ações de polícia ostensiva. A estrutura possui câmeras com alcance de cerca de 3 quilômetros e visualização em 360 graus, o que permite uma área maior de vigilância e uma resposta mais eficaz da Brigada Militar no terreno em caso de necessidade de intervenção.

Em todo o Litoral, a Banda de Música da Brigada Militar vai se apresentar em tocatas e participações em eventos, aproximando a polícia e as pessoas por meio da música. De acordo com o subcomandante-geral e comandante da 48º Operação Golfinho, coronel Mário Yukio Ikeda, “a Brigada Militar busca oferecer o melhor serviço de segurança pública a todos, levando em consideração as peculiaridades e as necessidades de cada local e planejando ações que coíbam todos os tipos de crimes especialmente nesta época do ano”.

O coronel Ikeda acompanhou o vice-governador e coordenador do programa Verão para Todos, José Paulo Cairoli, o prefeito de Capão da Canoa, Amaury Magnus Germano e as demais autoridades na visita às instalações da Base Móvel Comunitária e à Plataforma de Observação Elevada, e também cumprimentou o efetivo que estará empregado na Operação. 
Assista ao vídeo do lançamento da Operação clicando aqui .

Texto: Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul