Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Combate à criminalidade se fortalece com união de Estado e municípios

Publicação:

Programa Governo e Comunidade
Governador falou do novo modelo de ações conjuntas pela segurança pública. - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

No programa Governo e Comunidade deste sábado (16), o governador José Ivo Sartori definiu o Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM) como uma reunião de forças contra a criminalidade, com a participação de organismos estaduais, federais, municipais e comunitários. Nesta semana, 174 cidades gaúchas aderiram ao novo modelo de ações conjuntas pela segurança pública. 

“É um sistema que trabalha com cinco eixos: tecnologia, informação e inteligência, operações, prevenção primária, sistema penitenciário e ressocialização. Integra ações da Brigada Militar e as Guardas Municipais”, explica Sartori. “Canoas, Pelotas e Cachoeirinha já acessam as informações sobre fichas criminais e imagens de câmeras de monitoramento, agilizando as operações”, acrescentou. Em Porto Alegre, o governador cita a ação integrada entre EPTC, BM, Polícia Civil e Força Nacional emabordagens e barreiras. 

O fortalecimento da segurança nos municípios conta também com a participação do Badesul, que colocou à disposição R$ 30 milhões para iluminação, videomonitoramento e pequenos equipamentos. Conforme destaca Sartori, a presidente do banco, Susana Kakuta, informou que diversas cidades já apresentaram projetos e programas para ter acesso aos recursos. 

“Mas nenhuma política de segurança terá resultados se não atuarmos com eficiência na prevenção, nas causas da criminalidade. Precisamos oferecer educação, assistência, lazer, esportes e oportunidades aos nossos jovens, para que não sejam atraídos pelo crime e pelo tráfico”, diz o governador. “Por isso, estamos capacitando os municípios para que ampliem seus projetos sociais.” 

Para Sartori, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), já implantadas em mais de 90% das escolas estaduais, são o melhor exemplo de trabalho para o desenvolvimento da cultura da paz. 

Décimo-terceiro salário

Durante o programa, Sartori fala também do projeto de lei protocolado na última terça-feira (12) na Assembleia Legislativa para viabilizar a antecipação do 13º salário pelos servidores públicos na rede bancária. “Sabemos da importância dessa receita para os servidores e suas famílias, e por isso pedimos que os deputados coloquem o projeto em votação o mais rápido possível”,enfatiza o governador. “Na prática, os servidores terão acesso aos valores do 13º integralmente e em dia, e quero ressaltar que nenhum terá prejuízo, porque o Estado vai ressarcir as despesas da operação. Este é mais um esforço que fazemos para garantir a normalidade dos serviços públicos.” 

Com duração de cinco minutos, o programa Governo e Comunidade trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo. É gravado na Rádio Web Piratini e veiculado aos sábados por emissoras de rádio gaúchas. 

Texto: Antônio Oliveira, com supervisão de Rui Felten
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul