Central de Polícia de Caxias do Sul unifica endereço de três delegacias

Inaguração da Central de Polícia de Caxias
A nova Central foi inaugurada pelo governador Sartori, pelo secretário Schirmer e demais autoridades - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

As delegacias de Pronto Atendimento (DPPA), de Trânsito e de Homicídio de Caxias do Sul agora funcionam em um único endereço: na Rua Irmão Miguel Dario, nº 1.061, bairro Jardim América. A nova Central de Polícia foi inaugurada oficialmente, na tarde desta sexta-feira (15), pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Após seis anos de sucessivos adiamentos, a obra foi concluída em novembro de 2017. O investimento total foi de R$ 6 milhões. Desde 21 de novembro passado, a DPPA já funciona no novo endereço.

"Esta integração de delegacias em um único prédio, que é um dos mais modernos do estado, mostra o cumprimento daquilo que é dever do governo: prestar serviços de qualidade", disse o governador.

Prioridade

"Segurança é sim prioridade. Não só do governo, mas de toda a sociedade. Defendo que esse trabalho deve ser permanente, prioritário e integrado. O crime não descansa. Então, a sociedade e os governos também não podem descansar. Mas repito: nunca vendemos soluções fáceis, momentâneas e ocasionais. E já alcançamos muito resultados efetivos", destacou o governador.

Sartori destacou que, mesmo com todas as dificuldades, mais de 550 servidores da Polícia Civil foram nomeados este ano; foi criada a Delegacia contra crimes de Abigeato e, nesta semana, 174 municípios, inclusive Caxias do Sul, ficaram aptos a aderir ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sim), sendo que 81 já assinaram os convênios.

"O Rio Grande tem um caminho. Quando a gente prioriza, sobra mais dinheiro para investir em Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e Políticas Sociais. Por isso estamos arrumando a casa, com transparência, coragem e verdade", afirmou o governador.

Mais policiais

O secretário Cezar Schirmer anunciou o lançamento do edital para Polícia Civil. "Na próxima semana, vamos abrir o edital de concurso para 1,2 mil policiais. Serão 600 inspetores e 600 escrivães", adiantou.

Schirmer disse ainda que o trabalho de inteligência da PC "já tirou R$ 60 milhões do tráfico de droga". O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, acrescentou que 60% das viaturas do Denarc eram carros usados pelo tráfico ou comprados com recursos alienados.

A Central

O novo prédio é considerado essencial para modernização do trabalho e a qualificação no atendimento à comunidade, além de oferecer melhores condições aos policiais civis. Ao todo, atuarão na central 54 servidores, que contarão com nove viaturas.

A estrutura tem salas especiais para reconhecimento de pessoas, com uso de espelhos que revelam a imagem somente do suspeito e um amplo estacionamento para viaturas.

Participaram do ato, os secretários do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Burigo, e de Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o deputado federal Mauro Pereira; os deputados estaduais Tiago Simon e Ronaldo Santini; servidores da instituição; autoridades municipais e representantes de entidades civis.

Texto: Mirella Poyastro, de Caxias do Sul
Edição: Denise Camargo/Secom