Corsan apresenta investimentos em esgotamento sanitário no Litoral Norte

Corsan apresenta investimentos em esgotamento sanitário no Litoral Norte
Um seminário discutiu a universalização do saneamento no Litoral Norte do Rio Grande do Sul - Foto: João Paulo Flores/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está ampliando os sistemas de esgotamento sanitário das maiores cidades do litoral Norte do estado. Já são R$ 216 milhões para investimentos, e a empresa está buscando outros R$ 171 milhões nos agentes financiadores do setor. No total, srão R$ 370 milhões em obras de melhorias.

A informação foi passada pelo diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, no seminário 'Universalização do Saneamento no Litoral Norte do Rio Grande do Sul', realizado nesta sexta-feira (15), no Centro Cultural Erico Verissimo, em Capão da Canoa.

Segundo Presser, a Corsan identificou que nas maiores cidades a solução para universalização do atendimento é a ampliação das redes coletoras e a construção de novas estações de tratamento de esgotos. Já nas localidades menores, há estudos para soluções alternativas, como o projeto piloto de limpeza das fossas sépticas da praia de Atlântida Sul, com transporte até a estação de tratamento de Xangri-lá. "Trata-se de uma alternativa, aprovada pela Fepam que, se exitosa, será estendida a todas as pequenas cidades do Interior do estado que, aliás, são maioria", disse.

No entanto, trata-se de uma solução provisória. "No futuro essas pequenas praias também poderão receber redes coletoras, mas primeiro é necessário que o serviço de esgotos esteja disponível nos locais com maior densidade demográfica", ressaltou.

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, lembrou que desde 1979 há exames de balneabilidade e destacou que a qualidade ambiental das praias gaúchas vem melhorando, "numa posição muito melhor que Santa Catarina, onde a beleza das praias, infelizmente, às vezes não pode ser desfrutada".

Participaram do evento, uma promoção do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) com apoio da Corsan, prefeitos, vereadores, representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), do Ministério Público e entidades de classe.

Texto: João Paulo Flores/Ascom Corsan
Edição: Denise Camargo/Secom