Projeto que reduz déficit habitacional capacita cidades para cadastro de famílias

Programa beneficia famílias com crédito para compra de materiais de construção destinados a unidades habitacionais - Foto: Saul Teixeira/SOP

Representantes de municípios contemplados ou inscritos no programa Cartão Reforma participaram, nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre, de capacitação para o cadastramento de famílias que serão beneficiadas pelo projeto. O programa, que reduz o déficit habitacional em áreas de vulnerabilidade social ou atingidas por desastres naturais, oferece crédito a famílias para a compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais. A ação é uma parceria do governo do Estado e do Ministério das Cidades.

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, comemorou o grande número de municípios gaúchos contemplados. "Dos 28 municípios habilitados a participar do primeiro edital, 23 foram selecionados. Outros 55 cumpriam os requisitos para o segundo edital, que deve sair ainda em dezembro", afirmou. Segundo ele, até 6 mil famílias podem ser beneficiadas no Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, o diretor do Departamento de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro César Lourenço, apresentou aos técnicos de obras e de assistência social das prefeituras o passo a passo para cadastrar famílias, contratar apoio técnico e fiscalizar o processo. Conforme Lourenço, em 2018 estão previstos mais dois editais: "A ideia é gradativamente ir abrindo para mais municípios".

Mais moradia

Os recursos para o Cartão Reforma são 100% subsidiados, ou seja, as famílias com renda mensal de até R$ 2.811,00 não pagarão nada pelo benefício, tendo apenas a obrigação de fornecer a mão de obra. Aos municípios, cabe a seleção das moradias, a orientação técnica e a fiscalização das obras.

Texto: Ana Luiza Zancan Godoy /SOP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom