Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema finaliza etapa de diagnóstico do ZEE com avaliação positiva

Publicação:

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) encerrou, nessa quarta-feira (13), a última oficina de diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Rio Grande do Sul. Foram realizados 11 encontros, entre os dias 30 de outubro e 13 de dezembro, nas cidades de Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa.

Nas oficinas, foram apresentados e discutidos com a sociedade os resultados já obtidos, com as indicações das atividades desenvolvidas na região, e o mapeamento dos meios natural (físico-biótico), socioeconômico e jurídico-institucional. Na etapa anterior, de pré-diagnóstico, a Sema realizou 17 oficinas em diferentes regiões do Estado que reuniram cerca duas mil pessoas das comunidades locais. A próxima etapa é o pré-prognóstico. Os eventos serviram, também, para coletar as percepções da comunidade a respeito do trabalho que está sendo feito pela Sema.

Cerca de mil pessoas participaram das oficinas. "Tivemos uma participação muito organizada dos setores rural e industrial. Nas próximas edições, esperamos uma maior presença de representantes do setor público, uma vez que esse processo poderá servir como base para a implementação dos zoneamentos municipais", falou o coordenador do ZEE-RS, Nelson Neto de Freitas.

Para Freitas, essa será a penúltima fase do ZEE. "Agora vem o prognóstico do qual resultará o zoneamento, que é a nossa visão de futuro. A partir daí saberemos como podemos tirar mais proveito das nossas potencialidades e ser mais efetivos no cuidado ambiental", explicou.

A conclusão do ZEE está prevista para o segundo semestre de 2018.


Texto: Maurício Tomedi/Ascom Sema
Edição: Denise Camargo/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul