Operação Verão reforça fiscalização do transporte de passageiros no RS

Operação Verão reforça fiscalização do transporte de passageiros no RS
Mais de 100 servidores da autarquia foram destacados para operações nas estradas - Foto: Arquivo/Daer

Os fiscais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deram início ao conjunto de ações para aumentar a segurança nas rodovias que levam ao Litoral. A equipe de 130 servidores da Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR) da autarquia já recebeu as orientações para intensificar a fiscalização dos veículos de fretamento e turismo, além das estações rodoviárias. As iniciativas integram a operação Verão para Todos do governo do Estado, que vai até março.

Nesta quinta-feira (14), os servidores que atuam no transporte coletivo se reuniram em Osório para um encontro de qualificação e padronização das operações durante o veraneio. Para o diretor da DTR, Lauro Hagemann, os fiscais devem, acima de tudo, conscientizar os motoristas sobre a importância de manter o veículo em situação regular e de acordo com as normas. "Aproveitamos para discutir a melhor forma de aplicar os dispositivos da legislação. A ideia é que os condutores compreendam o porquê das regras e não se sintam obrigados a cumpri-las unicamente por medo das penalidades", explica.

Neste verão, as equipes serão distribuídas pelas 17 superintendências regionais do Daer, reforçando os trabalhos em diferentes regiões do estado. "A intenção é que sempre tenha alguém disponível para acompanhar a frota, do Norte ao Sul, sem prejuízo às operações nas rodovias", ressalta o diretor. "Claro que, em ocasiões especiais, como as festas de final de ano e de Iemanjá, precisaremos realocar o pessoal para otimizar o trabalho".

Para atender o fluxo maior de passageiros que se deslocam às praias gaúchas, o Daer também determinou a ampliação dos horários de ônibus e um incremento de, aproximadamente, 300 linhas regulares. "Nossa atuação é voltada inteiramente ao usuário, focando no seu conforto e segurança", pontua Hagemann.

Texto: Liana Ramos Carvalho/Daer
Edição: Gonçalo Valduga/Secom