Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana recebe tributo ao Clube da Esquina

Publicação:

Espetáculo na CCMQ
O Clube da Esquina Tributo é um projeto que reverencia a música domingueira do Clube da Esquina - Foto: Divulgação CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe nesta quinta-feira (21) o Clube da Esquina Tributo. O evento ocorre às 19h no Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ), com contribuição espontânea. Mais informações pelo site e pela fanpage: http://clubetributo.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/clubetributo/

O Clube da Esquina Tributo é um projeto que reverencia a música domingueira do Clube da Esquina, estilo consagrado por Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes, entre outros grandes músicos, além dos poetas Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos. No repertório, releituras dos clássicos, história e histórias do movimento. 

Sobre o Clube

O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro que surgiu na década de 1960, em Belo Horizonte (MG), onde jovens músicos começaram a se reunir. Seu som se fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock - principalmente os Beatles -, da música folclórica dos negros mineiros com alguns recursos de música erudita e da música hispânica. Nos anos 1970, os artistas que performaram tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a diversos cantos do país e do mundo. 

A arte apresentada pelo Clube da Esquina foi uma das mais importantes e originais da música brasileira, tendo alcançado status mundial. Após ter obtido autorização de Lô Borges para o projeto, ele tem seu registro inicial pelo Clube da Esquina Tributo.  A banda é formada por Alemão Jef (voz e violão 12 cordas), Zeca Garcia (guitarra ), Daniel Vlacic (contrabaixo) e Rainer Campos (bateria ). 

Com origem no Rock Clássico e Folk, os arranjos do tributo possuem traços dos mesmos. Segundo o músico mineiro Marcello Dinis, que tem em seu último álbum participação de Milton Nascimento, "faça o Clube da Esquina com o seu jeito, não como 'nós' em Minas fazemos". O conselho foi seguido, mas com o cuidado de não descaracterizar a obra. Ao contrário, procurou-se ter muita parcimônia ao se incluir elementos pessoais apenas pontuando com eles, mas deixando intacta a riqueza musical mineira. 

SERVIÇO

Pauta: Show Clube da Esquina Tributo

Quando: quinta-feira (21), às 19h

Local: Teatro Carlos Carvalho - 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Contribuição espontânea

Texto: Ana Szezecinski/ Ascom CCMQ
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul