Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água de quatro cidades da Serra

Publicação:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou, às comunidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, o projeto de ampliação de abastecimento de água, nesta sexta-feira (20). Em parceria com as prefeituras, a empresa promoveu audiências públicas para detalhar o projeto, que prevê captação de água no Rio das Antas, assentamento de adutoras de água bruta e tratada e a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), em Bento Gonçalves, com capacidade para 1 mil litros por segundo. O investimento de R$ 166 milhões vem de financiamento junto ao Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicus Caberlon, explicou que esse projeto é grandioso, e só se viabiliza porque integra soluções para o abastecimento de água para quatro cidades: Bento Gonçalves,  Carlos Barbosa, Farroupilha e Garibaldi. "É um projeto de porte, mas sua operação é otimizada, pois a nova ETA de Bento Gonçalves atenderá quatro cidades, prevendo-se o crescimento urbano por muitos anos", disse.

Pelo cronograma da Corsan, até a metade do próximo ano o contrato com o BID deverá estar assinado e as obras devem começar em outubro de 2018. Até 2020 toda a estrutura estará concluída e operando. A empresa pretende manter as estruturas existentes, deixando-as como reserva operacional, como os poços artesianos que hoje abastecem Carlos Barbosa e Farroupilha, que poderão ser reativados em caso de necessidade.

Na próxima terça-feira (24), a audiência pública em Farroupilha.


Texto: João Paulo Flores/Ascom Corsan
Edição: Denise Camargo/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul