Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caminhada Rumos do Itaú Cultural chega a Porto Alegre

Publicação:

Valeria Toloi
Valeria Toloi integra a equipe que faz caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital - Foto: Ivson Miranda

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe, na quarta-feira (25), das 19h às 21h, a Caminhada Rumos. A proposta do grupo formado pelas gerentes do Itaú Cultural, Galiana Brasil (Núcleo de Artes Cênicas) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento), é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e trocar informações sobre a cena cultural local. O encontro ocorre no Teatro Carlos Carvalho. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever previamente.

As inscrições para o Rumos Itaú Cultural 2017-2018 devem ser efetuadas pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 do dia 3 de novembro (horário de Brasília). Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural percorre todas as regiões do Brasil, por meio da tradicional Caminhada Rumos. Até o dia 26 de outubro, o grupo terá passado pelas 27 capitais brasileiras.

A atividade já esteve em Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Natal (RN), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Recife (PE), Brasília (DF), Teresina (PI), Maceió (AL), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

As capitais de Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Piauí, Alagoas, Mato Grosso, Sergipe e Amapá estão entre as 10 com menor adesão ao programa. Nesses estados, a ação foi ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. Em todas elas, os encontros contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o Rumos desde 1997. O programa é um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, e ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos dos estados do país e do exterior. Já foram contempladas mais de 1,3 mil propostas que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos selecionados foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão divulgaram os trabalhos.

Na edição de 2017-2018, os projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores das mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passarão por processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

SERVIÇO

Pauta: Caminhada Rumos em Porto Alegre

Quando: Quarta-feira (25), das 19h às 21h

Onde: Teatro Carlos Carvalho, 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada gratuita. | Não é necessário se inscrever previamente.

Texto: Roberta Amaral/Ascom CCMQ
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul