Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Smarh debate normatização de condutas referentes a cotas raciais

Publicação:

Sistema de cotas
Representando a Smarh o chefe da Divisão de Planejamento e RH, Luís Antônio de Oliveira - Foto: Diego Soveral - Ascom/Smarh

A Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) participa do 1º Encontro das Comissões de Avaliação de Candidatos às Cotas Raciais, que ocorre nesta sexta-feira (20) e sábado (21), em Porto Alegre. O evento, que é organizado por instituições de ensino superior, saúde e órgãos estaduais, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), serve para promover a normatização de condutas no que se refere às cotas raciais em concursos públicos e vestibulares.

O encontro, aberto nesta sexta-feira pela manhã, no Auditório do MPF (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Bairro Praia de Belas), apresentou dois painéis: Cotas Raciais desafios de uma hermenêutica antirracista e Cotas Raciais através da heteroidentificação. No período da tarde, o evento vai mostrar as comissões que avaliam os candidatos às cotas de vestibulares e concursos públicos. A programação desse dia é aberta ao público.

O evento, que prossegue no sábado, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, Bairro Centro), é restrito aos debates das comissões nesse dia. A programação se inicia às 9h e se encerra às 13h. Será efetivada, às 9h20, a divisão dos grupos de trabalho para elaboração e atualização dos procedimentos de verificação dos candidatos às cotas raciais. Logo após, às 11h20, serão apresentados os relatórios dos grupos. Às 12h, os organizadores do encontro procedem à formatação do documento único a ser enviado para Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Além de MPF e Smarh, estão representados no 1º Encontro das Comissões de Avaliação de Candidatos às Cotas Raciais, a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Texto: Ascom Smarh
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul