Semana de Combate ao Aedes aegypti prepara ações de conscientização

Semana de Combate ao Aedes aegypti prepara ações de conscientização
Agenda foi anunciada em reunião do Comitê Estadual de Monitoramento pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis - Foto: Divulgação/SES

Os setores da saúde, educação e assistência social estão mobilizados para a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que ocorre de 23 a 27 de outubro. A MOSQUITONÃO prevê ações de divulgação e conscientização sobre a importância de prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus.

No Rio Grande do Sul, está prevista a entrega de prêmios da Gincana Escolar de 2017 TCHÊ SOME AEDES. O evento será nesta quarta-feira (25) na Secretaria de Educação (Seduc), às 14h30. Também serão desenvolvidas nos municípios atividades em escolas, centros de assistência social e unidades de saúde.

A agenda foi anunciada nesta sexta-feira (20) na reunião do Comitê Estadual de Monitoramento do Aedes, com a presença do secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e representantes das secretarias da Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, da Fazenda, da Casa Civil e da Defesa Civil. A Famurs, Anvisa, Emater e Fracab também participaram.

O boletim epidemiológico detalhando a situação do Aedes no estado e a incidência das doenças causadas pelo mosquito foram apresentados pela equipe técnica do Centro Estadual de Vigiância em Saúde (Cevs). As ações de enfrentamento em 2017 incluíram videoconferências, reuniões preparatórias e publicação de um documento orientador nacional para as Coordenadorias Regionais de Saúde e prefeituras municipais.

Confira o boletim epidemiológico.

Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom