Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar e Uergs dão início à especialização em gestão com ênfase em Segurança Pública

Publicação:

Para Cezar Schirmer, a BM acerta ao apostar na qualificação dos servidores
Para Cezar Schirmer, a BM acerta ao apostar na qualificação dos servidores - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Qualificar o quadro de oficiais da Brigada Militar (BM) a partir de técnicas modernas de gestão. Esse é o objetivo do curso de Especialização em Gestão Pública com ênfase em Segurança Pública. A iniciativa, uma parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), teve início com a aula magna ocorrida nesta quinta-feira (19), em Porto Alegre.

A especialização faz parte do eixo do Programa Avante - que dá as diretrizes de gestão institucional da corporação -, focado na valorização profissional dos policiais militares. As aulas vão oferecer uma visão geral sobre a administração pública direta e indireta, fornecendo elementos teóricos e desenvolvendo atividades práticas que auxiliem na compreensão acerca da relevância do serviço público para o desenvolvimento econômico e social.

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, a BM acerta ao apostar na qualificação dos servidores como a forma de alinhamento aos padrões contemporâneos de gestão pública. “Prestes a completar 180 anos, a instituição demonstra estar atenta à necessidade de constante evolução. Para tanto, investe na capacitação dos gestores que definirão os rumos da corporação no futuro”, salientou.

Os esforços para promover uma mudança de cultura, com enfoque na gestão por resultados, foram destacados pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago. “Faz-se necessário compreender as reformas administrativas ocorridas em nosso país e buscar alternativas de atuação que promovam mais eficiência na prestação de serviços públicos", ressaltou.

O secretário adjunto do? Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, frisou que a parceria firmada para a criação do curso deve servir como modelo dentro do governo do Estado. “As possibilidades são inúmeras. Já temos interesse de outras instituições para a criação de especializações de gestão com foco específico em outras áreas. Ações como essa vão contribuir para que o Rio Grande do Sul se mantenha como um dos estados mais competitivos do Brasil”, afirmou.


Ao todo, 31 oficiais da Brigada Militar formam a primeira turma do curso. / Rodrigo Ziebell/SSP

O curso

Fruto de um convênio firmado entre a BM e a Uergs, a Especialização em Gestão Pública com ênfase em Segurança Pública pretende disponibilizar arcabouço técnico, por meio do estudo e da análise de modelos, instrumentos e ferramentas de gestão. Propõe-se, ainda, a analisar o arranjo institucional brasileiro com foco em estruturas que promovam racionalidade e eficiência.

O corpo docente, sob a coordenação da professora Jaciane Costa Ladeira, é formado por professores das duas instituições. A reitora da universidade, Arisa Araujo da Luz, destacou que a ação retrata “a conjunção de esforços da segurança pública e do ensino superior em prol da valorização do quadro de servidores e da formação de recursos humanos qualificados capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico”.

Ao todo, 31 oficiais compõem a primeira turma do curso, que tem 360 horas/aula, divididas nas disciplinas de: Administração Pública; Políticas Públicas e Direito Administrativo; Sociedade, Cidadania e Violência na Contemporaneidade; Metodologia de Pesquisa; Gestão de Operações; Custos no Setor Público; Marketing e Mídia no Setor Público; Gestão de Pessoas; Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública; Gestão por Processos e Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação; Tópicos Especiais em Gestão Pública; e Tópicos Especiais em Segurança Pública. Ao final, os alunos vão produzir um trabalho de conclusão de curso (TCC), na forma de artigo científico.

Texto: Claiton Silva/Ascom SSP
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul