BRDE amplia financiamento para municípios e acorda cooperação com FGV

"Nosso foco é modernizar o Estado e oferecer serviço de qualidade para a população", afirmou José Ivo Sartori - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ampliou o programa BRDE Municípios e assinou acordo de cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para análise econômico-financeira, jurídica e de projetos de engenharia. As assinaturas do acordo com a FGV e da adesão ao programa de 27 prefeituras ocorreram na manhã desta quinta-feira (19), em ato no Palácio Piratini.

Em parceria com a FGV, o BRDE vai apoiar os municípios na captação de financiamento de fontes nacionais e internacionais; no incremento da participação privada em projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões; e em projetos de consultoria sob medida para atender a demandas específicas das prefeituras, como administração de fundos e avaliação de imóveis.

“A parceria com a FGV, entidade com grande experiência que vai atuar na assessoria da modelagem de concessões, PPPs e captação de recursos, reafirma o que sempre dissemos: não temos qualquer tipo de preconceito com as parcerias público-privadas. O nosso foco é modernizar o Estado e oferecer um serviço de qualidade para a população”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

Para Sartori, a ação do BRDE coloca à disposição dos municípios um corpo técnico especializado para apoiar as prefeituras. “Nosso Estado vive uma travessia. E o BRDE, assim como o governo, atua como parceiro dos gestores municipais na busca pela qualificação dos serviços e em benefício do desenvolvimento sustentável”.

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, destacou que o acordo de cooperação firmado com o governo gaúcho “é um passo extremamente oportuno e inteligente, pois pensa no futuro e não se dá por vencido frente às dificuldades”.

O presidente da FGV destacou que o acordo de cooperação é um passo oportuno e inteligente. / Luiz Chaves/Palácio Piratini

O diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, informou que o banco se coloca como parceiro dos gestores municipais da Região Sul “para buscar diferentes formas jurídicas de participação privada em empreendimentos públicos, sempre com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”.

Infraestrutura e mobilidade urbana

Prefeitos de 27 municípios assinaram solicitações de financiamento, por meio do BRDE, para acessar recursos do Avançar Cidades, programa do governo federal destinado a obras de mobilidade urbana e infraestrutura de vias urbanas.

Os municípios são: Agudo, Arroio do Tigre, Bom Retiro do Sul, Candelária, Catuípe, Dom Feliciano, Dona Francisca, Estrela, Faxinal do Soturno, Gramado dos Loureiros, Harmonia, Jacutinga, Marau, Minas do Leão, Não-Me-Toque, Pedras Altas, Pinhal Grande, Piratini, Santo Antônio do Planalto, Santo Augusto, São Jerônimo, São Martinho da Serra, Taquari, Tramandaí, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Venâncio Aires.

O prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos, salientou a importância da iniciativa para os municípios que “foram esquecidos por Brasília” e que convivem diariamente com as dificuldades das pessoas. Roos elogiou a “postura de diálogo” do governo estadual na caminhada para encontrar soluções para problemas históricos.

Odacir Klein afirmou que o banco é parceiro dos prefeitos da Região Sul do Brasil. / Luiz Chaves/Palácio Piratini

BRDE Municípios

Criado em 2015, o programa contribui para o aumento da capacidade de investimento dos municípios da Região Sul do Brasil para atendimento de demandas locais prioritárias. Desde então, 62 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram beneficiados com recursos no valor de R$ 165 milhões, que viabilizaram projetos de saneamento e mobilidade urbana; infraestrutura econômica, social e turística, tanto no meio urbano como rural; além do desenvolvimento institucional.

Também estiveram presentes ao ato o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, que explicou a nova estratégia do BRDE Municípios; o diretor da FGV Projetos, Cesar Campos; o ex-ministro da Educação e coordenador de projetos, Henrique Paim; secretários de Estado e deputados estaduais.

Texto: Mirella Poyastro/Secom, com informações de Sylvia Bojunga/Ascom BRDE
Edição: Sílvia Lago/Secom