Sdect amplia acesso a informações sobre políticas para o desenvolvimento do RS

O encontro na Câmara de Vereadores tratou de programas como Fundopem RS e Integrar RS - Foto: Galileu Oldenburg/Sdect

Com o objetivo de levar informações sobre oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul a prefeituras e empresários da região Nordeste, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), por meio de equipe ligada à execução de políticas de desenvolvimento, esteve em São José do Ouro, na quarta-feira (18).

O secretário Márcio Biolchi; o coordenador adjunto do Sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadap), Nery dos Santos Filho; o gerente da Região da Serra do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), José Wojtowicz; e o representante do Badesul Desenvolvimento, Diego Dias de Castro; estiveram em reuniões na Câmara de Vereadores. O encontro atendeu a convite da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) para tratar de programas como Fundopem RS e Integrar RS.

Biolchi falou sobre as atribuições da Sdect e a articulação entre as áreas de atração de investimentos, ciência, tecnologia e inovação com bancos públicos de fomento. Segundo o secretário, há casos em que empresas deixam de utilizar ferramentas que estão à disposição do setor privado por falta de informações sobre programas que incentivam, por exemplo, a participação em feiras no exterior, ou que auxiliam em processos de exportação. Além disso, o Estado conta com a Sala do Investidor, um espaço de articulação de diferentes órgãos públicos para a realização de investimentos no Rio Grande do Sul.

“São instrumentos consolidados que podem auxiliar no desenvolvimento de negócios de distintos portes, seja para empresas que estão iniciando atividades ou para aquelas que buscam ampliar os negócios”, avaliou Biolchi.

Estiveram presentes diversos prefeitos da Amunor, de cidades como Tapejara, Água Santa, Barracão, Paim Filho, Caseiros, Santo Expedito, Cacique Doble, Sananduva, São João da Urtiga, Vila Lângaro, Maximiliano de Almeida, além de entidades e empresários.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Sílvia Lago/Secom