Inscrições para Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo vão até sábado

As inscrições para o 3º Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo se encerram neste sábado (21). Destinado a jornalistas profissionais com atuação no Rio Grande do Sul, a premiação distribui R$ 37,5 mil em prêmios aos autores das melhores reportagens sobre o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até as 24h no site da Ocergs.

Podem participar profissionais com formação acadêmica em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, registrados na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. O prêmio foi instituído pelo governo do Estado e é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

O concurso avaliará trabalhos jornalísticos de autoria de um ou mais profissionais, seja em forma de matérias, documentários ou série de reportagens, publicadas/veiculadas no período de 22 de outubro de 2016 a 21 de outubro de 2017. Cada autor poderá inscrever até três trabalhos em cada categoria.

A Comissão Julgadora será constituída por jornalistas, técnicos ou dirigentes da Ocergs, da SDR, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), além de três jornalistas profissionais convidados pelos promotores, totalizando sete integrantes definidos pela direção da Ocergs e da SDR.

As premiações são de R$ 5 mil e R$ 2,5 mil para o primeiro e segundo colocado de cada categoria.

Mais informações no regulamento do prêmio ou nos e-mails luiz-junior@ocergs.coop.br, leonardo-machado@sescooprs.coop.br e rafaeli-minuzzi@sescooprs.coop.br.

Categorias

• Jornalismo Impresso (jornais e revistas): concorrem matérias editadas em veículos impressos, jornais ou revistas (incluindo suplementos e encartes, desde que não sejam distribuídos separadamente), sediados e veiculados no RS, seja por meio de assinatura, distribuição gratuita ou por venda em banca.

• Telejornalismo: concorrem trabalhos veiculados no Rio Grande do Sul em TV aberta e em canais de TV por assinatura legalizadas e com sede no Rio Grande do Sul.

• Webjornalismo: concorrem matérias publicadas em sites e portais do Estado do Rio Grande do Sul.

• Radiojornalismo: concorrem matérias transmitidas em emissoras de rádio do Rio Grande do Sul.

• Mídia cooperativa: poderão concorrer somente trabalhos publicados nos veículos de comunicação das cooperativas gaúchas registradas na Ocergs e nos critérios estabelecidos nos itens anteriores para cada uma das mídias (Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo).

Texto: Ascom SDR
Edição: Gonçalo Valduga/Secom