“É hora de virar a chave e dar ânimo às pessoas”, diz Sartori a empresários do Vale do Sinos

O governador José Ivo Sartori falou sobre cenários e contextos enfrentados pela gestão - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Em meio ao cenário de enfrentamento das dificuldades nas finanças públicas, o governador José Ivo Sartori afirmou, nesta quarta-feira (18), que esta "é a hora de virar a chave e dar ânimo às pessoas", frente a representantes do setor empresarial da região do Vale do Rio dos Sinos. Na premiação do Destaque Empresarial da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, Sartori apresentou a palestra ‘O Rio Grande saiu na frente’, na qual falou sobre os cenários e contextos enfrentados pela gestão.

“Se desejamos um novo estado e um novo futuro, é hora de virar a chave. Estamos fazendo isso desde o primeiro dia de governo. Mas, há outra chave que temos que girar, é aquela que dá ânimo e coragem para as pessoas desempenharem o papel delas para conseguirmos uma sociedade melhor. Essa entidade dá um exemplo para o Brasil, mostra que é possível estar junto, trabalhar e lutar pelo crescimento e pelo desenvolvimento de uma região”, ressaltou.

Para o governador, entre os principais movimentos para o enfrentamento da crise estão decisões como pagar primeiro quem ganha menos; aquecer o mercado com o licenciamento ambiental online; criar a Junta Digital; e renovar, até maio de 2018, os incentivos para o setor calçadista. Além disso, citou como medidas para manter a competitividade e gerar empregos os anúncios de investimentos de R$ 1,4 bilhões da General Motors e mais R$ 300 milhões da Stihl para os próximos três anos.

Sartori também comentou a aprovação do projeto de lei que limita o número de servidores cedidos a sindicatos e associações, que foi votado na terça-feira (17) pela Assembleia Legislativa.

“O Estado não pode se dar o direito de ter recursos estendidos a outras atividades, que não educação, segurança e o que não é nossa prioridade. Acredito que todos compreendem que nada é feito contra ninguém, é a favor do Estado, e que nós temos que trabalhar pelos 11 milhões de gaúchos”, reiterou.

Sartori reafirmou que o Estado deve trabalhar pelos 11 milhões de gaúchos / Luiz Chaves/Palácio Piratini

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, solidarizou-se com as questões que Sartori enfrenta no governo. “Não é fácil, eu sei, governador, mas nós temos que enfrentar esses problemas econômicos. Acreditamos que vocês (os empresários) fazem um trabalho importantíssimo não só pela região, mas pelo estado e pelo país”, falou. Conforme Fátima, nesta semana, foi instalada a primeira sala da Rede Simples no município para receber novos empreendedores.

Destaque Empresarial ACI 2017

O objetivo do evento foi comemorar os 97 anos da associação e premiar as cinco empresas que mais se destacaram no cenário econômico da região, segundo os próprios associados. Entre as 1,2 mil empresas associadas, foram vencedoras as empresas AHB Moda (Indústria - micro e pequena), Killing Tintas e Adesivos (Indústria - média e grande), Apoteka Farmácia de Manipulação (Comércio - micro e pequena), Padaria Confeitaria Brasil (Comércio - média e grande), Belsinos Fomento Mercantil (Serviços - micro e pequena) e Unimed Vale do Sinos (Serviços - média e grande).

Ainda durante o evento, foi diplomada a diretoria eleita para o biênio 2018-2019. O novo presidente e empresário da indústria há 13 anos, com vida profissional também marcada pelo comércio e serviços, Marcelo Lauxen Kehl, reafirmou o compromisso de fomentar o desenvolvimento sustentável da região.

“Como empresários, temos que impactar positivamente nossa economia diariamente, mas, para isso, precisamos que o governo faça sua parte. Sabemos que cada risco e cada desafio valem muito a pena para melhorar esse cenário”, afirmou.

O atual presidente Marcelo Clark Alves despediu-se do comando da associação reconhecendo o trabalho da gestão e a importância do setor.

“A ACI sempre buscou soluções e enfrentou os grandes temas. Nós, empresários, somos os verdadeiros agentes de mudança deste país”, disse.

Estiveram presentes os secretários da Fazenda, Giovani Feltes; da Educação, Ronald Krummenauer; o presidente da Junta Comercial, Industrial e de Serviços, Paulo Roberto Kopschina; deputados; representantes de entidades e empresários.

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom