Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pianista Angelin Loro faz recital gratuito na Biblioteca Pública

Publicação:

Recital na BPE
Loro promove recital no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, com entrada gratuita - Foto: Divulgação BPE

O professor e pianista Angelin Loro promove recital no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), com entrada gratuita, no domingo (22), a partir das 18h. No programa, 'Prelúdio e Fuga nº 15 1º Vlo', de Johann Sebastian Bach; 'Ah! Vous Dirai-je, Maman KV265', de Wolfgang Amadeus Mozart; 'Rondo Capriccioso Op. 14', de Félix Mendelssohn-Bartholdy; 'Overture et Prélude da ópera Carmen', de Georges Bizet; 'Poéte et Paysan (Overture)', de Franz von Suppé, e 'Il Guarany (Protofonia)', de Antônio Carlos Gomes. 

Graduado em Piano e Licenciado em Música pela UFRGS, com pós-graduação em Educação Especial na PUC, concilia a vida artística com o magistério. Executou muitos recitais individuais e camerísticos como solista de orquestra pelo Brasil afora, atuando também no exterior. A concomitância à docência escolar e a experiência adquirida nos gêneros musicais populares e eruditos, conferiu-lhe uma performance ampla e diversificada. Em razão disso, é frequentemente convidado a atuar em saraus, cerimônias oficiais, eventos sociais e quejandos. 

Começou como intérprete em julho de 1963, no Teatro Municipal Carlos Gomes, de Blumenau (SC), com apenas 17 anos e um mês depois em Carazinho, perfazendo atualmente seu jubileu de vida artística. Em 1963 estreou como solista de orquestra, executando o 3º Concerto de Beethoven, sob a regência do maestro Hans Geyer, da Orquestra de Câmara de Blumenau. Dias após reprisou-a sob a batuta de Jean Jacques Pagnot, depois  com Pablo Komlós, então diretor e regente titular da Orquestra Sinfônica de Porto  Alegre (OSPA).  

Em 2000, no 'Tiyatro' (Fuar Sanat Evi), nos festejos dos 5 mil anos de fundação da cidade de Izmir (Turquia), apresentou dois recitais no Festival Very Special Arts, entidade subsidiada pelo Ministério da Cultura do Brasil. Neste mesmo ano, em novembro, foi solista da Orquestra Sinfônica Nacional de Brasília, sob a regência do Maestro Sílvio Barbato, na Abertura do 5º Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos e 6º Festival de Artes Sem Barreiras, interpretando a 'Rapsódia in Blue', de Gershwin. No ano seguinte executou a mesma obra com a OSPA, regido por Ion Bressan, e deu récita individual em Belém do Pará, a convite do governo daquele estado. 

Em 2009 fez um recital no Centro Cultural de São Paulo, em comemoração aos 200 anos de nascimento de Louis Braille, inventor do sistema de leitura e escrita tiflográfica em alto relevo e, concomitantemente, o  bicentenário de morte de Joseph Haydn, executando algumas de suas obras. Sua atividade docente inclui regência de coros, formação de conjuntos vocais e instrumentais, aulas de técnica vocal e canto, ensino de instrumentos, apresentação de projetos didáticos, atuação em congressos e eventos artísticos e/ou educacionais. Sua paixão, porém, não se restringe a interpretar os grandes mestres da arte da audição seletiva, mas também conhecer e pesquisar as obras literárias de cunho humanístico, em especial as da Antroposofia, ciência que se fundamenta sob o princípio do pensar livre de pressuposições e preconceitos de toda ordem.

SERVIÇO

Pauta:  Recital do professor e pianista Angelin Loro

Quando: domingo (22), a partir das 18h

Onde: 
Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190) 

Entrada franca.

Texto: Ascom BPE
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul