Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Marco regulatório da mineração é tema de reunião em Brasília

Publicação:

O novo Marco Regulatório da Mineração foi tema de reunião, nesta quarta-feira (23), do secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, com uma equipe do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. A reformulação está sendo elaborada pelo governo federal com a colaboração de representantes do setor e da sociedade civil para se tornar um ferramenta de crescimento da mineração nacional.

A audiência teve a presença do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do ministério, Vicente Lôbo, e do secretário adjunto de Energia Elétrica, Ildo Wilson Grudtner. Em pauta, estiveram temas como melhor aproveitamento de jazidas, controle ambiental e atração de investimentos e contribuição para elevar a competitividade das mineradoras.

Durante o encontro, Lemos destacou o potencial das reservas de carvão do Rio Grande do Sul. "Queremos utilizar novas tecnologias, adequadas aos parâmetros técnicos de uso sustentável do carvão", afirmou. "Enviaremos à Assembleia Legislativa, nas próximas semanas, o projeto de lei para a criação do Polo Carboquímico do Estado. Este projeto é extremamente importante para a economia gaúcha", acrescentou.

Também foram discutidos os leilões de energia e as linhas de transmissão para o escoamento da produção no sistema elétrico.

Texto: Ascom SME
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul