Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema de Registro Mercantil implantado na Junta do Ceará é modelo para RS

Publicação:

Junta comercial
O secretário-geral Cleverton Signor em sua visita foi acompanhado pelo diretor de Projetos Victor Lima e o diretor de TI - Foto: Ascom/Jucec

O secretário-geral da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Cleverton Signor, visitou, na manhã desta quarta-feira (23), as dependências da sede da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), anfitriã até sábado (26) do 36º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), em Fortaleza. O evento, promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), tem como foco a 'Simplificação e Modernização dos Processos de Legalização de Empresas', reunindo presidentes, secretários-gerais, procuradores e gerente de Tecnologia da Informação (TI), das 27 juntas comercais do país.

Para Signor, a troca de experiências e a integração entre os gestores dos órgãos de registro brasileiros têm sido o mote principal do 36º Enaj. Ele explica que sua visita à sede da Junta do Ceará serviu para avaliar o funcionamento do Sistema de Registro Mercantil (SRM), implantado em maio naquele órgão de registro, tendo em vista que na autarquia do RS a nova ferramenta deve ser implementada nos meses de setembro e outubro deste ano. “Nossa meta é a melhoria no ambiente digital da JucisRS, proporcionando aos nossos clientes e usuários um sistema seguro e com maior agilidade”, destaca o secretário-geral da JucisRS. 

Na JucisRS, Signor explica que a migração para o SRM está sendo planejada e o plano de ação já está em execução. “A mudança de ferramenta será um marco para história de 140 anos da Junta do RS”, enfatiza. O cruzamento de informação entre o cadastro e os setores de análise dos processos apresenta uma melhoria significativa na qualidade e no controle dos processos, conforme ele, destacando ainda que além da facilidade em abrir, alterar ou extinguir uma empresa, o cliente pode efetuar sem necessidade de se deslocar até um ponto de atendimento e de forma 100% eletrônica. 

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, à frente do 36º Enaj, destaca que a experiência de mudança de sistema de registro mercantil na junta do Ceará representou um ganho na arrecadação, nos resultados e na segurança do registro digital, melhorando a eficiência do serviço interno, além de proporcionar melhores serviços para a comunidade.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul