Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova etapa de cais modernizado em Rio Grande entra em operação

Publicação:

Porto Novo de Rio Grande
Esta é a maior obra já feita no cais do Porto Novo desde sua inauguração em 1915 - Foto: Divulgação Suprg

Mais uma etapa da obra de modernização do Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande foi entregue nesta terça-feira (23). A obra está em execução desde 2014 e deve ser entregue completamente concluída ainda neste ano. A obra está sendo executada pela Cejen Engenharia com recursos do governo federal. Até o momento, já são 825 metros entregues à operação em fase de testes. 

O Porto Novo é o local em que os operadores portuários podem executar a movimentação de diversos tipos distintos de cargas. São produtos movimentados atualmente no cais público: celulose, toras de madeiras, insumos para fertilizantes, veículos de passeios, equipamentos agrícolas e cargas de projeto. O cais possui cerca de 1.900 metros alinhados e a obra está modernizando 1.125 metros. 

A modernização inclui ainda o aumento de área operacional em mais de 11 mil metros quadrados, visto que da estrutura antiga são 11 metros a mais de estrutura em direção à lagoa. “A modernização é essencial para dar mais celeridade ao processo portuário. O cais que está sendo concluído é do mesmo porte dos de países europeus, o que coloca o Porto Novo apto a movimentar com equipamentos e navios de primeiro mundo”, avalia o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. 

Diretores vistoriam a obra na manhã desta quarta-feira (23)

Esta é a maior obra já feita no cais do Porto Novo desde sua inauguração em 1915. O projeto está sendo financiado pelo governo federal, via Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Estão sendo investidos no Porto do Rio Grande cerca de R$ 97 milhões.

Texto: André Zenobini/ Ascom Suprg
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul