Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agricultura familiar apresenta diversidade de produtos na 40ª Expointer

Publicação:

Agricultura familiar apresenta diversidade de produtos na 40ª Expointer
Feira da Agricultura Familiar reúne produtos de 1.340 famílias, vindas de 131 municípios - Foto: Arquivo/Expointer

Uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer oferece diversidade de produtos da agricultura familiar. Durante a 40ª edição, que se inicia neste sábado (26), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o pavilhão dedicado ao setor oferecerá aos visitantes os produtos de 201 empreendimentos familiares, misturando sabores tradicionais e inovações. O espaço apresenta o resultado do trabalho de 1.340 famílias, vindas de 131 municípios, comercializando produtos como queijos, embutidos, vinhos, sucos, artesanato indígena, plantas e flores.

Os expositores estarão divididos em 198 espaços (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis de Minas Gerais), além de quatro cozinhas. O pavilhão valoriza agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com o governo federal e as conveniadas Emater/RS, Fetag, Fetraf/RS e Via Campesina.

"A Feira da Agricultura Familiar permite contato direto das famílias com o consumidor, estreitando relações com a clientela e abrindo mercados", destaca o secretário Tarcisio Minetto. "Neste tipo de empreendimento, os agricultores são protagonistas do processo, atuando em toda a cadeia produtiva. Também promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento da região onde estão instaladas", completa.


Pavilhão permite contato direto com consumidor, estreitando relações e abrindo mercados. Arquivo/Expointer

Para participar da exposição, as organizações familiares passam por rigorosa avaliação das condições de legalidade tributária, sanitária e ambiental. Outros critérios de seleção também são fiscalizads, como produção da matéria-prima, empreendimentos gerenciados por mulheres ou jovens, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e silvicultores, produção orgânica certificada e produtos diferenciados. 

Texto: Ascom SDR
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul