Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Segurança adere à campanha Instinto de Vida pela redução de homicídios

Publicação:

A campanha tem o objetivo de reduzir os homicídios na América Latina e Caribe em 50% em 10 anos
A campanha tem o objetivo de reduzir os homicídios na América Latina e Caribe em 50% em 10 anos - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, participou, na tarde desta terça-feira (22), em Porto Alegre, do lançamento da campanha Instinto de Vida, em prol da redução do número de homicídios. Na ocasião, uma carta compromisso de adesão à campanha foi assinada pelo governo do Estado e mais 14 municípios gaúchos.

O Instinto de Vida tem como meta reduzir os homicídios na América Latina e Caribe em 50% em 10 anos, por meio da mobilização cidadã e da promoção de políticas públicas baseadas em dados e análises. Atualmente, a região concentra 8% da população global e 38% dos homicídios do mundo.

Cezar Schirmer foi o primeiro gestor estadual no Brasil a firmar um compromisso público com a campanha. O secretário destacou a importância da prevenção. “Para mudar essa realidade, precisamos de um esforço coletivo para a construção de uma sociedade não-violenta, na qual impere a cultura da paz. A realidade é desafiadora e, por isso, precisamos do esforço de todos para corrigir essas distorções”, disse.

Após as assinaturas, ocorreu um painel sobre o tema com a participação de Ilona Szabó, diretora executiva do Instituto Igarapé; Eduardo Pazinato, do Instituto Fidedigna; Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz; o procurador de Justiça Gilmar Bortolotto; e o jornalista Renato Dornelles.

O Instinto de Vida é promovido pelo Instituto Fidedigna e o Instituto Igarapé. Mais de 40 organizações nacionais e estrangeiras integram a campanha, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Texto: Bárbara Barros/Ascom SSP
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul