Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Claviculário do Hotel Majestic é doado para Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Claviculário do Hotel Majestic é doado para Casa de Cultura Mario Quintana
O claviculário foi adquirido em leilão após o encerramento das atividades do Hotel Majestic, há mais de 30 anos - Foto: Roberta Amaral/CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebeu, na última semana, a doação de um claviculário em madeira, que pertenceu ao antigo Hotel Majestic. O móvel, que servia para guardar as chaves dos quartos e as correspondências dos hóspedes, ficava na recepção do hotel.

O claviculário foi doado por Vera Lúcia Didonet Thomaz, de Curitiba (PR), que o adquiriu em leilão após o encerramento das atividades do Hotel Majestic, há mais de 30 anos. 

O móvel será restaurado e ficará sob responsabilidade do Núcleo de Acervo e Memória. A equipe do Núcleo está fazendo contato com os profissionais da área para definir como se dará o restauro. Segundo o diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, a ideia da direção é resgatar a memória do Majestic e da própria Casa.

Quem tiver informações sobre outros itens do Hotel Majestic, pode entrar em contato com o Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura Mario Quintana pelo telefone (51) 3212-7061 ou pelo e-mail memoriaccmq@sedactel.rs.gov.br.

A Casa de Mario Quintana 

A Casa de Cultura Mario Quintana funciona no prédio do antigo Hotel Majestic, onde o escritor gaúcho morou de 1968 a 1982, no apartamento 217. Nascido na cidade gaúcha de Alegrete, Mario Quintana adotou Porto Alegre como sua cidade de coração e deu nome à Casa.

O Hotel Majestic teve seu auge nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Durante esse período teve como hóspedes grandes nomes da política, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, e do mundo artístico, como Vicente Celestino, Virginia Lane e Francisco Alves.


Texto: Roberta Amaral/Ascom CCMQ
Edição: Denise Camargo/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul