Cachoeirinha terá 1ª delegacia para atendimento de vulneráveis do RS

Cachoeirinha terá 1ª delegacia para atendimento de vulneráveis do RS
Convênio foi assinado pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e o prefeito Miki Breier - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A primeira delegacia especializada no atendimento a grupos vulneráveis do Rio Grande do Sul será instalada em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A assinatura do convênio que viabiliza a nova estrutura ocorreu nesta terça-feira (22), na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. O propósito é que a unidade policial atenda a públicos específicos que se tornam vítimas de violência.

Além do convênio, a SSP e a prefeitura de Cachoeirinha oficializaram o repasse anual de R$ 150 mil à Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). A parceria também prevê investimentos locais de R$ 32,5 mil no Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd), cedência de estagiários, locação de equipamentos de escritório e verbas de pronto pagamento para despesas emergenciais das unidades órgãos da Segurança Pública existentes no município.

Para o secretário Cezar Schirmer, a atitude demonstra o empenho da equipe da prefeitura na promoção da segurança e da melhoria da prestação de serviços. "Todos poderíamos sentar e esperar o cenário de crise passar. No entanto, ainda existem gestores que usam a criatividade na busca de alternativas que permitam tomar decisões para reverter o atual quadro de violência e criminalidade", destacou.

Cachoeirinha foi uma das primeiras cidades a aderir ao Sistema Integrado de Segurança Pública com os Municípios (SIM/RS). A prefeitura possui secretaria de Segurança e Mobilidade, guarda municipal, agentes de trânsito e, recentemente, deu início à Operação Balada Segura. "Apresentamos ao Estado os esforços que estamos fazendo para melhorar na área da segurança. Atuamos articulados com a comunidade, Câmara de Vereadores, BM e PC. Trabalhamos muito para enfrentar o momento, que é de poucos recursos", frisou o prefeito Miki Breier.

Participaram da assinatura dos convênios o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, e o secretário da Segurança e Mobilidade de Cachoeirinha, Marco Aguirre Gouvêa.

Texto: Claiton Borges/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom