Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori busca liberação de recursos para conclusão da barragem do Arroio Taquarembó

Publicação:

BRASÍLIA, DF, BRASIL 22.08.2017: O governador José Ivo Sartori solicitou ao Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, apoio para conclusão da Barragem do Arroio Taquarembó, em audiência na tarde desta terça-feira (22), em Brasília. Localizada na
Governador José Ivo Sartori fez a solicitação ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Brasília - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori solicitou ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, apoio para conclusão da barragem do Arroio Taquarembó, em audiência na tarde desta terça-feira (22), em Brasília. Localizada na divisa entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na Região da Campanha, a barragem depende do repasse de recursos federais para continuidade das obras.

O custo total orçado é de R$ 136 milhões, dos quais cerca de R$ 80 milhões já foram investidos. O restante encontra-se empenhado junto ao Ministério da Integração Nacional, aguardando aval para repasse. "Essa é uma demanda legítima da comunidade da região e fundamental para o desenvolvimento econômico e social das famílias. Sabemos das dificuldades, o governo do Estado tem cumprido seu papel e estamos dispostos a encontrar uma solução conjunta", destacou Sartori ao detalhar a importância da obra a Barbalho.

A obra vai contribuir para ampliar o abastecimento de água de Dom Pedrito, além de garantir o equilíbrio ambiental do ecossistema na Região da Campanha. A barragem terá capacidade para irrigar 16 mil hectares, que no futuro podem ser ampliados para 38 mil hectares. "Não estamos aqui para criar problemas, pelo contrário, estamos aqui para encontrar soluções. Vamos analisar o processo, pois dependemos também da Controladoria-Geral da União", afirmou o ministro.

Também participaram da audiência o deputado federal Alceu Moreira; o diretor do Departamento Estadual de Irrigação, Gerson Herter; o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua; e o chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Integração Nacional, Silvio Arthur.


Texto: Gabriela Alcantara, de Brasília
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul