Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comissão da Mulher Advogada da OAB RS debate o filme A Mulher do Pai na Casa de Cultura

Publicação:

Entre as atividades, está a exibição do filme 'A Mulher do Pai', da gaúcha Cristiane Oliveira
Entre as atividades, está a exibição do filme 'A Mulher do Pai', da gaúcha Cristiane Oliveira - Foto: Reprodução/CCMQ

A Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB RS promove, na quinta-feira (24), uma programação especial na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O encontro é gratuito e aberto a todas as advogadas do Rio Grande do Sul.

Entre as atividades, está a exibição do filme 'A Mulher do Pai', da gaúcha Cristiane Oliveira. A sessão ocorre às 15h30, na Cinemateca Paulo Amorim. Após o filme, haverá debate aberto ao público com as advogadas Aline Eggers e Joanna Brigo. “Será uma oportunidade ímpar para debater as questões de gênero e as relações patriarcais”, disse Beatriz Peruffo, presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada.

Sobre o filme

Nalu (Maria Galant) é uma garota de 16 anos que mora com o pai e a avó em uma vila na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O pai, Ruben (Marat Descartes), ficou cego aos 20 anos. Com uma relação distanciada da filha, ele passa seus dias ensimesmado. Seu contato com o mundo externo se dá na companhia da mãe. Quando a idosa morre, Ruben se vê obrigado a se aproximar da menina, pois ela representa sua própria sobrevivência.

De forma lenta, mas envolvente, o filme vai, aos poucos, construindo a relação de pai e filha. A menina está descobrindo a sexualidade, o que será intensificado com a chegada de um jovem uruguaio à vila. Para ela, o resto de sua vida deve ser passado bem longe dali. Seu sonho é ultrapassar a fronteira e chegar ao Uruguai.

Ruben também está se redescobrindo. Mesmo tendo perdido a visão há pelo menos duas décadas, ele não se adaptou. Sua vida começa a mudar quando a professora de Nalu (papel da uruguaia Verónica Perrotta) chega até ele. Os dois começam a ter um convívio durante aulas de arte. Se em um primeiro momento a professora atua como conciliadora da relação pai e filha, o ciúme que um terceiro elemento gera na relação acaba afetando a todos.

PROGRAMAÇÃO

9h30 - Continuidade do Editorial de Fotos Profissionais para as integrantes da CMA Estadual da OAB RS que não fotografaram na primeira edição
Local: Sala Romeu Grimaldi (3º andar da CCMQ)

12h - Almoço de confraternização
Local: Café Santo de Casa (7º andar da CCMQ)

13h - Reunião Ordinária da CMA Estadual da OAB RS
Local: Sala Romeu Grimaldi (3º andar da CCMQ)

15h30 - Exibição do filme A Mulher do Pai
Local: Cinemateca Paulo Amorim (Térreo da CCMQ)

17h - Debate sobre o filme A Mulher do Pai, com as advogadas Aline Eggers e Joanna Brigo
Local: Sala Romeu Grimaldi (3º andar da CCMQ)

Texto: Roberta Amaral/Ascom CCMQ
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul