ERS-332 começa a receber capa asfáltica

Equipes de trabalho começaram a recuperação da ERS-332 pelo trecho de Soledade
Equipes de trabalho começaram a recuperação da ERS-332 pelo trecho de Soledade - Foto: Divulgação/Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes, está recuperando uma das principais rodovias que liga o Norte do Rio Grande do Sul ao Porto de Rio Grande. As obras da ERS-332, entre Soledade e Espumoso, estão com um terço dos serviços concluídos. Ao todo, serão 38 quilômetros de estrada e sinalização renovadas por meio do Programa Restauro.

“Estamos investindo mais de R$ 19 milhões na rodovia, recurso proveniente do Banco Mundial (Bird). As obras devem facilitar o deslocamento entre os dois municípios e contribuir para o escoamento da produção agrícola, especialmente soja e milho”, disse o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Os serviços começaram em maio pelo segmento de Soledade. “O trabalho segue em direção a Espumoso. Atualmente, 11 quilômetros estão com capa asfáltica”, afirmou o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. Segundo ele, todo o trecho passa pela retirada do pavimento antigo e implantação do novo. Após a conclusão das atividades, será instalada a sinalização horizontal e vertical. A expectativa é de que no primeiro semestre de 2018 os motoristas possam usufruir de uma pista sem imperfeições.

RSC-153 também está em obras

Além da ERS-332, a RSC-153 recebe atenção especial por meio do Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) da Região de Passo Fundo - Palmeira das Missões e do Programa Restauro.

O Crema atende a 45,16 quilômetros da estrada, sendo que 9,35 estão concluídos - trecho que vai do entroncamento da BRS-285 e ERS-324 (para Carazinho) até Passo Fundo (final da duplicação). O investimento supera R$ 8 milhões.

Os demais serviços vão de Passo Fundo (final da duplicação) ao entroncamento da BRS-386 e ERS-223 (para Tapera). As frentes de trabalho estão nos 15 quilômetros, a partir do final da duplicação da RSC-153. Ao todo, 35,91 quilômetros receberão aporte de recursos de aproximadamente R$ 24 milhões.

A estrada também está no lote 12 do Restauro, juntamente com a ERS-332. Serão recuperados dois trechos: do entroncamento com a BRS-386 (para Soledade) a ERS-471/ERS-332, e do entroncamento da BRS-386 ao entroncamento com a RSC-471. Ao todo, estão destinados R$ 23,5 milhões para os 41,66 quilômetros que estão no programa. A recuperação deve começar no segundo semestre deste ano.

Assim que as obras do Restauro terminarem, elas serão incluídas no Crema. "As rodovias devem permanecer em excelente estado de conservação por mais tempo, já que o contrato encerra apenas em 2022. Até lá, a empresa responsável pelo Crema ficará encarregada de realizar serviços como roçada, manutenção do pavimento, entre outros", explicou Uberti.

Acordo de Resultados

Os programas Restauro e Crema estão entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Liana Ramos de Carvalho/Ascom Daer
Edição: Sílvia Lago/Secom