Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador saúda bons resultados da cultura da paz nas escolas

Publicação:

Governador saúda bons resultados da cultura da paz nas escolas
José Ivo Sartori comemorou os resultados das Cipaves durante o programa Governo e Comunidade - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Às vésperas do aniversário de cinco anos de sancionamento da lei que instituiu as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) - em 26 de junho de 2012 -, o governador José Ivo Sartori comemorou os resultados durante o programa Governo e Comunidade desta semana. A lei é de autoria da então deputada Maria Helena Sartori, atualmente secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

As Cipaves estão presentes em mais de 90% das 2.571 escolas públicas da rede estadual. "A proposta é formar comissões internas para debater questões como a violência. No ano passado, os índices de agressões verbais e bullying caíram 15%", destacou o governador, lembrando que as Cipaves envolvem diretores de escolas, professores, funcionários, pais ou responsáveis pelos estudantes, familiares e a comunidade. Também participam na solução de conflitos a Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.

O Governo e Comunidade deste sábado contou com a presença de crianças que estudam em colégios onde atuam as Cipaves. Para a aluna Larissa Soares Gil, as comissões ajudaram também na integração entre colegas: "A gente começou a se respeitar mais, a conviver mais uns com os outros".

"Não precisa brigar com as professoras, tem que falar com elas direito, com amor e respeito", disse o estudante Iago de Castro. Para o governador, a resposta das crianças é a melhor recompensa que ele pode receber: "Mostra que estamos no caminho certo, melhorando a vida das pessoas".

Com duração de cinco minutos, o programa Governo e Comunidade trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo. É gravado na Rádio Web Piratini e veiculado aos sábados por emissoras de rádio gaúchas.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul