Concurso de vídeo comemora 5 anos de cultura da paz nas escolas

Para comemorar os cinco anos das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) no Rio Grande do Sul, o governo do Estado lança, nesta segunda-feira (26), um concurso cultural para promover a cultura da paz e a valorização da escola pública. O evento acontece às 11h, no Palácio Piratini, e terá a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori.

Desafio cultural

Denominado Tamo junto com a Cipave, o concurso desafia os alunos das escolas da rede estadual a produzir um vídeo, no formato lip sync (termo em inglês que se refere a técnicas de dublagem), inspirado no comercial do programa e utilizando a música da campanha. O objetivo é integrar a comunidade escolar e incentivar o reconhecimento de talentos. A ação é uma parceria entre as secretarias da Educação, de Comunicação e do Gabinete de Políticas Sociais.

Cultura da paz

De acordo com a Lei nº 14.030, sancionada em 26 de junho de 2012, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) têm a função de diagnosticar vulnerabilidades no âmbito escolar, planejando ações para resolver problemas de forma viável e eficaz. Faz parte do programa social ensinar e reforçar a cultura da paz e de valores como respeito, tolerância e convívio com as diferenças, envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade.

Texto e edição: Secom