SIM/RS possibilita parceria em aplicativo móvel entre Segurança e prefeitura da capital

Parceria em aplicativo do SimRS
No primeiro trimestre de 2017 foram recuperados 4.053 veículos em situação irregular - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a prefeitura de Porto Alegre possibilita a denúncia de veículos suspeitos pelo aplicativo EuFaçoPOA. A iniciativa faz parte do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) e potencializa ações integradas de inteligência.

O aplicativo utiliza o acesso compartilhado dos sistemas de dados e estatísticas do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI/SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). Integram também a iniciativa o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

No primeiro trimestre de 2017 foram recuperados 4.053 veículos em situação irregular. Para o secretário Cezar Schirmer o trabalho integrado é fundamental. “Com o aplicativo a parceria entre o poder público e a sociedade civil está facilitada, mais próxima e é mais um exemplo que mostra como todos estão unidos em torno de uma causa comum, que é a segurança pública”, destacou.

O EuFaçoPOA está disponível para download em smartphones e tablets com o sistema Android e iOS. Ao acessar a funcionalidade 'Detetive Cidadão' é possível submeter uma fotografia do carro pelo aplicativo. Assim, as informações da placa do automóvel são confrontadas com a base de dados da SSP e do Detran/RS. As informações são cruzadas e em caso de situação ilegal, como furto, roubo ou clonagem, o usuário é notificado. Ao mesmo tempo, o DCCI recebe um alerta para tomar as providências necessárias.

Ações integradas entre a SSP e a prefeitura de Porto Alegre ocorrem desde o início de 2017 com a adesão do município ao SIM/RS. Dentre as ações destacam-se a integração em radiocomunicação, o alinhamento operacional do policiamento ostensivo, a viabilização da reforma da frota da Brigada Militar, com mobilização do município, e o projeto-piloto do cercamento eletrônico. O tenente-coronel Adenir Brito, chefe da Divisão de Tecnologia e Comunicação (DTIC) da SSP, avalia positivamente o utilização do aplicativo. “O cidadão passa a ser uma câmera a mais, quando desconfia de alguma anormalidade pode ajudar e fazer parte dele, como se registrasse uma ocorrência”, disse.

SIM/RS

O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril deste ano, estabelece obrigações mútuas entre o Estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos.

Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

Texto: Bárbara Barros/Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom