Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ministro apresenta política nacional de Segurança Pública a secretários estaduais

Publicação:

Ministro anuncia políticas para Segurança Pública
A necessidade de uma política única para o setor foi um dos pontos abordados pelo ministro - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, apresentou a proposta de política nacional para o setor aos secretários estaduais nesta quarta-feira (21). O encontro contou a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, do secretário nacional da Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, do presidente do Colégio Nacional de Secretário da Segurança Pública, secretário Jefferson Portela (MA), e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. 

A necessidade de uma política única para o setor foi um dos pontos abordados pelo ministro. “Para o governo federal, o desafio é tornar essas políticas públicas factíveis”, afirmou. Torquato Jardim também disse ser preciso aperfeiçoar os mecanismos para criar uma linguagem comum e uniformizada, além de reformular a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). Para ele, é preciso tornar a estrutura realmente nacional, descentralizando as operações. 

Schirmer destacou o grave cenário em âmbito nacional. “Nunca foi tão importante a integração entre União, estados e municípios para a construção de políticas de enfrentamento a esta guerra”, disse. O secretário também frisou que soluções tradicionais precisam ser abandonadas para que novos resultados sejam obtidos. “Pela primeira vez, estamos trabalhando de forma integrada, com o Exército atuando junto à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e instituições municipais”, disse. 

Para o presidente do Consep, é necessário que se deem condições de atuação aos estados. "Temos a expertise necessária. Com uma política adequada e um conjunto de investimentos direcionados e pontuais, poderemos fazer muito mais”, assegurou. Santos Cruz garantiu que o trabalho para uma política única para o setor começou a ser feito. “Iniciamos agora, com os participantes dessa reunião discutindo o assunto e trazendo suas contribuições”. Para ele, é primordial que cada elemento da Segurança Pública esteja ciente de suas obrigações e atribuições, além da comunicação do setor com os poderes Judiciário e Legislativo. 

Marchezan afirmou que para o enfrentamento do crime é preciso coragem. “Estamos numa integração extraordinária, comandada pelo secretário Cezar Schirmer. Sem isso, não será possível avançarmos para solucionar as carências e vencer os desafios do setor”, disse. 

Texto: Carine Bordin, com informações de Claiton Silva/SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul