Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan recebe homenagem pelo restauro do Château D’Eau em Cachoeira do Sul

Publicação:

Restauro em Cachoeira do Sul
O monumento é um rico conjunto arquitetônico, considerado o mais belo cartão-postal do município - Foto: Divulgação Ascom Corsan

A Corsan recebe um reconhecimento público pelo trabalho de restauração do Château D'Eau, importante monumento histórico e principal ponto turístico de Cachoeira do Sul. No próximo dia 14 de julho, o Sindilojas Vale do Jacuí - Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul entrega o Troféu Mercador Princesa do Jacuí 2017 ao diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, Jorge Melo.

A premiação será entregue durante o 20º Jantar do Dia do Comerciante, que ocorre a partir das 20h, na sede do sindicato (Rua Saldanha Marinho, 1156, em Cachoeira do Sul). O evento visa homenagear pessoas e entidades da região que tenham se destacado no biênio 2016/2017, contribuindo dessa forma para o engrandecimento das suas comunidades.

Sobre a restauração

Inaugurado em março deste ano, o restauro do Château D'Eau (em português, Castelo de Água) resgatou as características do projeto original do monumento. Além disso, valorizou um bem de interesse público, fortalecendo-o como ponto de referência para a cidade, e cumpriu compromisso estabelecido em contrato de programa firmado entre a Corsan e o município de Cachoeira do Sul.

Localizado na área central da cidade, o monumento forma, na Praça Balthazar de Bem - juntamente com o prédio da prefeitura e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição -, um rico conjunto arquitetônico, considerado o mais belo cartão-postal do município.

O Chateau D'Eau foi construído para levar a água por gravidade ao reservatório de distribuição localizado na Rua Júlio de Castilhos e, ao mesmo tempo, regular a pressão da água nas zonas mais elevadas. Com o passar do tempo e o crescimento da cidade, esse objetivo não foi mais alcançado, mas a beleza e o simbolismo do local permaneceram ao longo dos anos. Foi esse patrimônio, de inestimável valor histórico, que a Corsan devolveu ao povo cachoeirense.

Texto: Ascom Corsan
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul